Como Queimar Mais Gordura Correndo: A Ciência por Trás do Exercício Matinal

corrida
Olá, corredores e corredoras! Aqui é o Washington Luiz, corredor amador e criador do blog Momento Verdadeiro - Inspiração para Corredores. Hoje, quero compartilhar com vocês um estudo fascinante que pode ajudar quem está buscando otimizar a queima de gordura durante os treinos de corrida.

Se você deseja queimar um pouco mais de gordura a cada treino e diminuir gradativamente os estoques de gordura do corpo, pode ter vantagens em se exercitar antes do meio-dia. Um estudo recente publicado no The Washington Post mostrou que, em testes com ratos, os animais que corriam poucas horas depois de acordar queimavam mais gordura do que os ratos que se exercitavam no final do dia.

Nos ratos que praticavam exercícios matinais, sua gordura liberava substancialmente mais ácidos graxos – os blocos de construção da gordura – na corrente sanguínea, para serem usados como combustível muscular. Além disso, o tecido adiposo restante apresentou aumentos maiores nos marcadores bioquímicos de produção de calor e atividade mitocondrial do que a gordura dos corredores noturnos, bem como na atividade de certos genes relacionados ao metabolismo da gordura.

Embora esses resultados ainda precisem ser confirmados em humanos, eles sugerem que correr pela manhã pode ser uma estratégia eficaz para quem busca maximizar a queima de gordura. Portanto, se o seu objetivo é emagrecer e melhorar a composição corporal, considere ajustar seus horários de treino para aproveitar esses possíveis benefícios.

Continuem correndo e se inspirando!

Abraços,
Washington Luiz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running