Dungeons & Dragons: história, regras, cenários e popularidade
História de Dungeons & Dragons
O surgimento de Dungeons & Dragons está ligado ao interesse de seus criadores pelos jogos de guerra (wargames), que simulavam batalhas históricas ou fictícias com miniaturas e dados. Gygax e Arneson eram membros de um clube de wargames chamado Castle & Crusade Society e começaram a desenvolver um sistema de jogo que incorporava elementos de fantasia, inspirados principalmente pelo livro O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Em vez de controlarem exércitos inteiros, os jogadores passaram a controlar apenas um personagem cada, que podia ser de diferentes raças (como humanos, elfos, anões e halflings), classes (como guerreiros, magos, clérigos e ladrões) e alinhamentos (como bom, mau, leal ou caótico). Além disso, os jogadores podiam ganhar experiência e evoluir seus personagens conforme progrediam nas aventuras.
O primeiro conjunto de regras de Dungeons & Dragons foi publicado em 1974 pela TSR, Inc., empresa fundada por Gygax e Don Kaye em 19731. O jogo foi um sucesso imediato entre os fãs de wargames e fantasia e logo se espalhou pelos Estados Unidos e pelo mundo. Ao longo dos anos, o jogo passou por diversas edições e revisões, que buscavam aprimorar o sistema, ampliar as opções e atualizar o conteúdo. A primeira edição foi chamada de Original D&D e era composta por três livretos: Men & Magic (Homens & Magia), Monsters & Treasure (Monstros & Tesouros) e The Underworld & Wilderness Adventures (O Submundo & Aventuras na Selva). A segunda edição foi chamada de Advanced D&D (AD&D) e introduziu novas regras, classes, raças e cenários. A terceira edição foi chamada de D&D 3rd Edition (D&D 3E) e simplificou o sistema, tornando-o mais flexível e compatível com outros jogos. A quarta edição foi chamada de D&D 4th Edition (D&D 4E) e enfatizou o aspecto tático do jogo, com regras mais claras e balanceadas. A quinta edição foi chamada de D&D 5th Edition (D&D 5E) e resgatou elementos das edições anteriores, buscando agradar aos jogadores veteranos e novatos.
Regras de Dungeons & Dragons
O principal elemento que diferencia Dungeons & Dragons de outros jogos é que ele não possui um tabuleiro fixo nem um roteiro pré-definido. O jogo é baseado na imaginação dos participantes, que criam e interpretam seus personagens em um cenário fantástico. Para isso, o jogo utiliza alguns componentes básicos: livros de regras, fichas de personagem, dados, lápis, papel e miniaturas (opcionais).
Um dos participantes assume o papel de Mestre (ou Dungeon Master), que é o responsável por narrar a história, descrever os cenários, controlar os inimigos e os aliados dos personagens, arbitrar as situações e as regras e conduzir o jogo. Os demais participantes são os Jogadores (ou Player Characters), que criam seus personagens seguindo as regras do jogo e decidem suas ações e falas durante a aventura.
O jogo se desenvolve em sessões, que podem durar algumas horas ou vários dias. Cada sessão é dividida em cenas ou encontros, que podem ser de exploração, interação ou combate. Durante as cenas, o Mestre descreve o que os personagens veem, ouvem, sentem e fazem, e os Jogadores respondem com suas ações e falas. As ações dos personagens são resolvidas com base nas regras do jogo, que determinam as habilidades, os atributos, as perícias, os talentos, as magias, os equipamentos e os efeitos que eles possuem. Para determinar o sucesso ou o fracasso de uma ação, o jogo utiliza dados de diferentes faces (d4, d6, d8, d10, d12 e d20), que são rolados e somados ou subtraídos de modificadores. O resultado é comparado com um valor de dificuldade (ou Difficulty Class), que representa o quão difícil é realizar a ação. Se o resultado for igual ou maior que o valor de dificuldade, a ação é bem-sucedida. Se for menor, a ação é mal-sucedida.
O objetivo do jogo é proporcionar diversão e entretenimento aos participantes, que podem cooperar ou competir entre si, dependendo do estilo de jogo e do alinhamento dos personagens. O jogo não possui um fim definido, mas sim uma continuidade, que pode ser interrompida e retomada a qualquer momento. O jogo também não possui um vencedor ou um perdedor, mas sim um desfecho, que pode ser feliz ou trágico, dependendo das escolhas e das consequências dos personagens.
Os Cenários de Dungeons & Dragons
Dungeons & Dragons é um jogo que permite aos jogadores criarem seus próprios mundos de fantasia ou utilizarem mundos já existentes, chamados de cenários de campanha (ou Campaign Settings). Cada cenário possui suas próprias características, como história, geografia, cultura, religião, política, magia e criaturas. Alguns cenários são oficiais, criados pela própria TSR ou pela Wizards of the Coast (empresa que adquiriu a TSR em 1997), e outros são não-oficiais, criados por fãs ou por outras empresas.
Alguns dos cenários oficiais mais famosos são:
- Greyhawk: O primeiro cenário oficial de D&D, criado por Gygax em 1974. É um mundo medieval baseado na Europa Ocidental, com influências de mitologias nórdica, celta e greco-romana. É o cenário onde se passam as aventuras clássicas do jogo, como The Temple of Elemental Evil (O Templo do Mal Elemental), The Tomb of Horrors (A Tumba dos Horrores) e The Keep on the Borderlands (A Fortaleza na Fronteira).
- Forgotten Realms: O cenário mais popular de D&D, criado por Ed Greenwood em 1967 e publicado pela TSR em 1987. É um mundo rico em detalhes e diversidade, com diversas regiões, culturas e povos. É o cenário onde se passam as histórias de personagens famosos do jogo, como Elminster, Drizzt Do’Urden e Raistlin Majere.
- Dragonlance: Um cenário criado por Tracy Hickman e Margaret Weis em 1984 para uma série de romances baseados em D&D. É um mundo onde os dragões são protagonistas e antagonistas da história, que gira em torno da Guerra da Lança (War of the Lance), um conflito entre as forças do bem e do mal.
- Eberron: Um cenário criado por Keith Baker em 2002 para a terceira edição de D&D. É um mundo onde a magia é tratada como uma tecnologia e onde as nações estão se recuperando de uma guerra devastadora. É um cenário que mistura elementos de fantasia clássica com elementos de noir, steampunk e pulp.
- Ravenloft: Um cenário criado por Tracy Hickman e Laura Hickman em 1983 para uma aventura de terror gótico baseada em D&D. É um mundo formado por domínios isolados pelo nevoeiro (mist), cada um governado por um lorde sombrio (darklord), uma criatura maligna amaldiçoada por seus pecados. É um cenário que explora temas como medo, loucura e moralidade.
A Popularidade de Dungeons & Dragons
Dungeons & Dragons é um jogo que transcendeu as barreiras do hobby e se tornou um ícone da cultura pop. O jogo foi alvo de diversas adaptações para outras mídias, como filmes, séries, animações, quadrinhos, jogos eletrônicos e podcasts. O jogo também foi referenciado em diversas obras de humor, ficção científica e fantasia, como Os Simpsons, Stranger Things, The Big Bang Theory e Ready Player One. O jogo também foi objeto de estudo acadêmico, sendo reconhecido por seu valor educativo, cultural e social.
Dungeons & Dragons é um jogo que continua atraindo novos jogadores e mantendo os antigos, graças à sua simplicidade e flexibilidade. O jogo permite que os jogadores expressem sua criatividade, imaginação e personalidade, além de promover a interação social, a cooperação e o raciocínio lógico. Dungeons & Dragons é mais do que um jogo, é uma forma de arte, uma experiência compartilhada e uma paixão que une pessoas de todas as idades, origens e interesses.
Se você se interessou por este artigo, explore mais conteúdos exclusivos sobre cinema, quadrinhos e cultura pop no Momento Verdadeiro. Para nos ajudar a continuar produzindo materiais aprofundados e de qualidade, você pode fazer uma contribuição pelo Pix momentoverdadeiro@gmail.com. Sua doação, por menor que seja, motiva nosso trabalho. Compartilhe também nossas matérias nas redes sociais e ajude o Momento Verdadeiro a crescer! Agradecemos pelo apoio.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.