📷🚓 Ministro do STF nega pedido do governo do RJ para excluir câmeras em batalhões especiais!
Olha só, o governo do estado pediu pro Fachin liberar os batalhões especiais das polícias militar e civil dessa parada de usar câmeras nas fardas e viaturas. Eles queriam que o Bope e a Core ficassem de fora dessa obrigação, sacou?
Só que o Fachin não deixou barato, meus amigos! Ele mandou a real e disse que "todas" as unidades policiais têm que usar esses equipamentos, sem exceção. Só que teve um porém: o ministro liberou o uso de câmeras em atividades de inteligência, desde que o governo diga quais são essas atividades. Será que vai colar?
O governo do Rio argumentou que usar as câmeras nas unidades especiais não seria uma boa ideia, porque podia dar uma dica pro crime sobre as técnicas, táticas e equipamentos da polícia. E aí já viu, né? Os policiais ficariam em perigo, segundo eles.
Só que o Fachin não deixou barato! Ele entendeu que as câmeras podem atrapalhar nas atividades de inteligência, mas lembrou que nem todas as operações dessas unidades têm a ver com inteligência. Então, sempre que tiver uma ação que não é relacionada à inteligência, os policiais têm que usar as câmeras, segundo o ministro.
Agora é ficar de olho pra ver o que o governo vai dizer sobre quais atividades de inteligência não combinam com as câmeras. Eles têm 30 dias pra apresentar essa lista pro STF. Será que vai ser uma tarefa fácil?
Ah, só pra vocês terem uma ideia, a Polícia Militar já tem um contrato pra comprar 13 mil câmeras, e quase 9 mil já estão instaladas. Segundo o governo, isso dá pra cobrir todos os agentes do "policiamento ostensivo". Já a Polícia Civil comprou 100 câmeras e tá planejando chegar a 300 num "projeto piloto". Vamos ver no que vai dar, né?
Bom, galera, é isso! Continuem ligados que eu vou ficar de olho nessa história e trazer todas as atualizações pra vocês aqui no blog Momento Verdadeiro. Tamo junto e até a próxima, beleza? Valeu!
💸 Programa do Governo Perdoa Dívidas! Saiba tudo sobre o Desenrola! 💥
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.