Conflitos entre torcidas de Flamengo e Vasco: repensando valores no futebol
A explicação para esse comportamento pode estar na identificação excessiva com o time, que leva a uma polarização e rivalidade extremas. Nesse contexto, parece que o torcedor não está mais ali para torcer pelo seu time, mas sim para provar a superioridade do seu grupo e denegrir o adversário.
No entanto, esse comportamento não é natural do ser humano. A agressividade excessiva pode ser uma resposta a fatores externos, como a pressão social para se comportar de determinada maneira e a cultura do espetáculo que incentiva a rivalidade e a competição.
É preciso, portanto, repensar os valores e comportamentos incentivados no contexto esportivo. O esporte pode ser uma ferramenta poderosa de integração e cooperação, que ajuda a promover a cultura da paz e do respeito mútuo.
Cabe a cada um de nós, torcedores ou não, refletir sobre o comportamento humano e sobre o tipo de sociedade que queremos construir. A violência não pode ser naturalizada ou tolerada, mas sim combatida por meio da educação e do diálogo. Afinal, somos todos seres humanos em busca de uma vida plena e pacífica.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.