Saiba por que Bolsonaro não pretende sair do PSL.
Tem política na pauta. Ao que parece, o presidente Jair Bolsonaro parecia ter decidido ficar no PSL. Conforme informou a 'BBC', a aparente decisão ameniza a crise aberta na manhã de terça-feira (08), quando Bolsonaro se deixou gravar em frente ao Palácio da Alvorada dizendo a um apoiador que "esquecesse" a sigla e o seu chefe, o deputado Luciano Bivar (PSL-PE), que segundo ele estaria "queimado".
Caso Bolsonaro e seus aliados levassem adiante o plano de sair do partido o que poderia acontecer? Congressistas e especialistas em direito eleitoral consultados pela BBC News Brasil indicaram três pontos:
1º - A relação do governo com o Congresso ficaria ainda mais tumultuada;
2º - Os deputados que saíssem do PSL poderiam perder seus mandatos na Justiça Eleitoral;
3º - O PSL ficaria, a princípio, com os montantes dos fundos Partidário e Eleitoral, além do tempo de TV e rádio para as campanhas eleitorais.
Tudo isso, claro, são apenas possibilidades. Por enquanto, ao que parece, Bolsonaro não pretende sair do PSL "de livre e espontânea vontade". Inclusive, o presidente disse ao site jornalístico O Antagonista que só deixaria a sigla se fosse expulso pelo deputado Luciano Bivar.
Sobre a polêmica gravação, Bolsonaro disse que foi motivada pelo medo de ser acusado de campanha eleitoral antecipada.
Há quem diga que Bolsonaro tenha intensão de tomar o controle do partido. Bivar deixou claro, em entrevista à BBC, que não pretende ceder aos planos do presidente e de sua advogada, Karina Kufa. E que não vai se afastar da direção do partido e nem alterar a linha ideológica da sigla. Coisas da Política.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.