É fato que muitas pessoas não medem esforços quando podem ajudar outras e se o necessitado for uma criança, aumenta consideravelmente o número de engajamento na campanha. Isso mostra que o povo é solidário. No entanto, existem muitas correntes enganosas circulando pela grande rede de computadores e, principalmente, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.
Como se vê, precisamos estar atentos para não sermos passados para trás. Pode-se mencionar, por exemplo, o suposto caso de um bebê com cirrose no Mato Grosso do Sul. De acordo com uma mensagem de áudio, que circula pelo WhatsApp, "em Fátima do Sul tem um bebezinho com cirrose no fígado e já está passando para os rins...a cirurgia dele custa R$18000 e a mãe dele não tem condições...cada pessoa que compartilhar a foto e um áudio explicando ele ganha R$1 pago pelo WhatsApp". Depois segue uma mensagem de apelo, também pedindo compartilhamento.
Levando-se em consideração a gravidade do caso e a possibilidade de ajudar sem gastar nenhum centavo, uma vez que, supostamente, o tratamento do bebê seria patrocinado pelo aplicativo de mensagens, as pessoas compartilham sem hesitar.
Infelizmente, não é a primeira vez e nem será a última que os criadores de boatos vão jogar sujo para conseguir espalhar suas mentiras pela internet. Por exemplo, o caso da menina cega que vai receber ajuda toda vez que a foto dela for repassada no WhatsApp. Fique sabendo que a história de que um bebê com cirrose em Fátima do Sul vai ganhar dinheiro do WhatsApp por compartilhamento também é falsa. É mais um boato maldoso que circula pelo app.
ATUALIZAÇÃO - Dia 18 de fevereiro de 2018.
Por meio de nossa página no Facebook, recebemos a informação de que o caso do bebê é verdadeiro. Também ficamos sabendo que a criança já está fazendo tratamento. "É verdade que meu filho tem Cirrose Hepática, que irá realizar em breve uma cirurgia delicada para transplante do fígado" .
Ainda, de acordo com a família, o bebê faz tratamento em São Paulo.
Infelizmente, tem gente espalhando a foto do bebê e pedindo compartilhamento acreditando que o WhatsApp vai ajudar a família.
Segundo a família do bebê, as medidas cabíveis para evitar o uso da imagem do bebê sem autorização estão sendo tomadas.
O MV reitera seu compromisso com a verdade e deseja que o bebê seja curado o mais breve possível e que todos os fatos sejam esclarecidos. Cabendo ressaltar que o WhatsApp não vai doar dinheiro para o tratamento da criança, essa informação é falsa.
Por: Washington Luiz.
Participe com seus comentários e sugestões.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.