Google celebra 160ª aniversário de Freud.
Google cria doodle para celebrar 160ª aniversário de Sigmund Freud, o criador da Psicanálise. O médico neurologista nasceu em Freiberg in Mähren (República Tcheca) no dia 6 de maio de 1856.
Foi utilizando a técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes, que Freud iniciou seus estudos. Segundo informações disponíveis na enciclopédia livre Wikipédia, ao observar a melhora de pacientes de Charcot, Freud elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Foi justamente esta hipótese que serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente.
O médico neurologista também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista.
Para Freud, o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, conhecida como libido, assim como suas técnicas terapêuticas.
A obra de Sigmund Freud foi extremamente importante para o surgimento de uma nova compreensão do ser humano. A saber: um animal dotado de razão imperfeita influenciado por seus desejos e sentimentos que cria na mente destes um tormento pela contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade tinha uma visão biopsicossocial do ser humano.
As teorias de Freud e seu tratamento com seus pacientes eram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Ainda de acordo com a 'Wikipédia', suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico. No entanto sua teoria é de grande influência para psicologia atual.
Freud teve câncer na garganta, que se alastrou para o cérebro, causando a morte do médico. O criador da psicanálise faleceu em Londres (Inglaterra) no dia 23 de setembro de 1939.
Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Este belo texto merece ser ampliado e debatido com a sua trajetória ateísta:
ResponderExcluirhttp://saudepublicada.sul21.com.br/2015/08/24/trajetoria-ateista-de-sigmund-freud-1856-1939-4/