EUA e Irã iniciam negociações nucleares.
Novas negociações para chegar a um acordo político sobre o programa nuclear iraniano foram iniciadas por representantes dos Estados Unidos e do Irã. A primeira reunião aconteceu neste domingo (15), informou a agência France-Presse.
"Durante os próximos dias, devemos alcançar todas as soluções possíveis e começar a redigir de forma precisa e detalhada um acordo", disse o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.
A delegação norte-americana está sendo liderada pelo secretário de Estado, John Kerry.
Siga o Momento Verdadeiro no Twitter.
Sobre o Programa nuclear iraniano.
O programa nuclear do Irã foi lançado na década de 1950, com a ajuda dos Estados Unidos, como parte do programa Átomos para a Paz. Segundo informações da Wikipédia, em 1976, o presidente americano Gerald Ford forneceu Plutônio para as usinas nucleares iranianas. Em 1974, a CIA afirmou: "Se [o Xá] chegar a governar até meados dos anos 1980 ... e se outros países [particularmente India] procederam com o desenvolvimento de armas não temos dúvida Irã vai seguir o exemplo".
Em 6 de abril de 2010, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, excluiu o Irã e a Coreia do Norte da nova doutrina nuclear americana. Segundo a doutrina, os Estados Unidos se comprometem a não usar armas nucleares contra os países que não possuam esse tipo de armamento e que respeitem as regras do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP). Em 27 de setembro de 2013, depois de quase trinta e cinco anos sem contato oficial, o presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente do Irã, Hassan Rohani, conversaram por telefone sobre os problemas que envolvem as relações entre os dois países. As negociações continuam...
Washington Luiz - Repórter do Momento Verdadeiro.