Beijo na boca entre duas senhoras; Babilônia estreia dando “choques elétricos”.
Babilônia estreia dando “choques elétricos” no espectador. De fato, como bem observou o jornalista Mauricio Stycer, beijo na boca entre duas senhoras, golpe do baú, réveillon em Paris, traição, menina igênua enganda por homem casado, gravidez indesejada, exploração na fila do transplante, duas chantagens, um atropelamento, um assassinato.
O colunista do portal "UOL" relata em seu post que em outros tempos, estas situações poderiam ocorrer ao longo de uma novela inteira, mas nos dias de hoje, em que é preciso dar choques elétricos no espectador a cada minuto, não há tempo para enrolação, ao menos no capítulo de estreia. “Babilônia” pegou o espectador pelo colarinho e o sacudiu por mais de uma hora com esta saraivada de situações. Foi atordoante. Tudo aconteceu em sequência, com impressionante agilidade. Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga fizeram o possível e impossível para manter o público de olhos abertos neste primeiro capítulo.
Duas vilãs em estado bruto foram apresentadas e duelaram em cena– Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves). Idem para a mocinha pobre e ingênua, Regina (Camila Pitanga), que caiu na conversa de um homem casado, Luis (Gabriel Braga Nunes), e engravidou no primeiro encontro.
Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) se beijaram logo no início do primeiro capítulo, transformando a questão do “beijo gay” em fato consumado. Como em “Vale Tudo”, também de Gilberto Braga, o personagem de Cassio Gabus Mendes, Evandro, caiu na conversa da personagem de Gloria Pires.
Beatriz não apenas armou o golpe do baú em poucas cenas, como ainda matou o motorista do futuro marido, Cristovão (Val Perré), que a estava chantageando, e ainda deu um jeito de culpar Inês, a segunda vilã da história, que também está tentando arrancar dinheiro dela.
Siga o Momento Verdadeiro no Twitter.
É difícil acreditar que a novela continue por muito tempo neste ritmo. Em todo caso, este capítulo de estreia alimenta a expectativa de uma novela agitada, com personagens fortes e texto esperto. E uma atriz, Gloria Pires, demonstrando estar no seu ápice.
Fonte: Blog do Mauricio Stycer/UOL