Promotor que acusou presidente da Argentina é encontrado morto.
Argentina (Buenos Aires) - O promotor Alberto Nisman foi encontrado morto em sua casa em circunstâncias ainda não esclarecidas, segundo fontes judiciais. Nisman denunciou a presidente, Cristina Kirchner, por suposto encobrimento do Irã em um atentado contra uma mutual judia.
Alberto Nisman foi achado morto em seu apartamento no bairro portenho de Puerto Madero. Segundo a imprensa local, o corpo foi achado no banheiro com um tiro na cabeça.
Brasileiro executado na Indonésia morreu com um único tiro
O promotor investigava a explosão que matou 85 pessoas no centro judaico Amia, em Buenos Aires, disse na semana passada que Cristina havia aberto um canal de comunicação secreto com o grupo de iranianos suspeito de ter plantado a bomba.O corpo de Nisman foi descoberto apenas algumas horas antes de seu comparecimento previsto para hoje ao Congresso para detalhar a denúncia que atinge a presidente da Argentina e vários de seus colaboradores.
Criticado - O chefe de gabinete argentino, Jorge Capitanich, havia dito que as alegações de Nisman eram “loucas, absurdas, ilógicas, irracionais, ridículas, inconstitucionais”. O juiz encarregado do caso criticou o promotor por “iniciar uma investigação sem controle judiciário” e afirmou que o indício que ele apresentou era falho.
De acordo com informações divulgadas pelo portal R7, a deputada opositora Patricia Bullrich, uma das primeiras a ir à casa de Nisman após saber de sua morte, explicou para a imprensa que o promotor lhe tinha revelado que foi ameaçado e que inclusive tinha transmitido sua preocupação à Procuradoria Geral para que reforçassem sua segurança. "Um promotor morto antes de fazer um relatório ao Congresso em uma causa onde há terrorismo internacional me parece de uma enorme gravidade", acrescentou Bullrich.
Causa da morte - A promotora Viviana Fein disse aos jornalistas reunidos no local do crime que - “nos próximos dias, iremos determinar a causa da morte com uma autópsia”. No momento, “peço seriedade, peço prudência”, concluiu.
Ainda de acordo com o jornal Lanacion.com, a morte do promotor Alberto Nisman aconteceu antes do jantar. O corpo de Nisman foi levado para o necrotério passado 5:30 e os primeiros resultados são esperados hoje à noite.
Momento Verdadeiro com R7 e Reuters.