Tufão Hagupit chega às Filipinas; 500 mil fogem para abrigos.
De acordo com a reportagem, fortes ventos derrubaram árvores no leste filipino, trazendo chuvas intensas e ameaçando causar mais destruição em áreas que ainda mostram as cicatrizes de um supertufão de 13 meses atrás.
Segundo a agência Reuters, com a chegada da tempestade, a eletricidade foi cortada na maior parte da ilha central filipina de Samar e nas proximidades da província de Leyte, incluindo Tacloban City, considerado o marco zero do devastador supertufão Haiyan no ano passado. "O vento é muito forte, parece que está girando", disse Mabel Evardone, funcionário da cidade costeira de Sulat em Samar Oriental, à rádio local. "As águas subiram agora."
Não havia nenhuma menção sobre casos fatais.
O Hagupit foi classificado como tempestade de categoria 3, dois pontos abaixo do "super tufão", mas ainda assim poderia desencadear uma enorme destruição com chuvas torrenciais e tempestades potencialmente desastrosa picos de até 4,5 metros, disse o serviço meteorológico.
É o segundo ano consecutivo que esse tipo fenômeno atinge as Filipinas durante a realização da Conferência do Clima da ONU, a COP 20. Ambientalistas reunidos em Lima, no Peru, fizeram apelos por medidas que possam frear as mudanças climáticas do mundo, e evitar outros desastres no país. A reportagem na íntegra pode ser lida, aqui.
Fontes: G1 e Reuters
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.