Morreu no último domingo, 7, aos 92 anos,
Ralph Baer, creditado por muitos como o criador do
primeiro videogame. No final da década de 1960,
Baer montou um aparelho chamado de
“Brown Box”, que, mais tarde, ganhou o nome de
Magnavox Odyssey, em 1972, após o licenciamento do design. As informações são do
Gamasutra.
O conceito do produto criado por Baer é o mesmo usado por videogames até hoje: um computador dentro de uma caixa que é controlado por joysticks e conectado a uma televisão. O aparelho foi inicialmente bem aceito pela crítica, que o chamou de “produto misterioso”. A invenção representou um grande passo à frente em termos de entretenimento digital
|
Primeiro videogame. Foto: Reprodução |
O objetivo do console, criado à época em que 40 milhões de TVs haviam acabado de chegar aos americanos, era ter um apelo universal, unindo a família e criando um entretenimento interativo com um dipositivo passivo, conforme indica o
Ars Technica em um detalhado artigo sobre o criador do primeiro videogame.
Até o natal do seu ano de lançamento, 1972, o Magnavox Odyssey vendera 130 mil unidades.Em 1975, o número chegara a 330 mil unidades. Um dos jogos mais famosos era ao estilo Pong, que ficou mais conhecido quando a Atari lançou sua versão, três anos mais tarde.
Imigrante alemão, Baer recebeu, em 2006, uma medalha nacional de tecnologia do então presidente dos Estados Unidos George W. Bush. Em 2008, ele receber um prêmio de pioneirismo durante a Developer's Choise Awards. Baer detinha mais de 150 patentes que resultaram em outro produtos conhecidos, como o portátil SIMON.
Acompanhe o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter.
Fonte: Info/ Exame
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.