Europa faz história e cientistas comemoram pouso em cometa.


Agência Espacial Europeia (ESA) confirmou nesta quarta-feira, 12, o feito inédito na ciência. O homem conseguiu pousar um robô em um cometa, pela primeira vez, em uma missão que durou mais de dez anos. E o objetivo desta missão é estudar o corpo celeste. Os dados são enviados pelo módulo Philae e redirecionados à Terra pela sonda Rosetta, responsável por levar o equipamento ao cometa.

A ESA, recebeu a confirmação às 14:03 de que o módulo espacial Philae tocou o solo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que está a 500 milhões de quilômetros da Terra, uma massa imensa com superfície composta de gelo e poeira. "Estamos sentados na superfície. Estamos no cometa", disse Paolo Ferri, um dos líderes da missão Rosetta, depois de confirmar o funcionamento da transmissão do sinal. A chegada ocorreu 28 minutos e 20 segundos antes, já que existe um intervalo entre a emissão do sinal da Rosetta e a recepção dele na Terra - tempo chamado pelos cientistas de "minutos de terror".
De acordo com a ESA, após análise da telemetria, verificou-se que o toque na superfície do cometa não aconteceu conforme o planejado, já que os arpões, que fixariam o módulo no cometa, não dispararam em um primeiro momento. Os pesquisadores analisam o que podem fazer para reverter o problema.


O objetivo é estudar os compostos químicos, gases e muita poeira presentes no cometa, que podem conter respostas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar. Além disso, apontariam aos cientistas uma direção para descobrir como a vida surgiu, no estágio em que a conhecemos. Uma das teorias sobre o início da vida na Terra sugere que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa, considerados alguns dos corpos celestes mais antigos do Sistema Solar.

O módulo Philae vai perfurar o 67P/Churyumov-Gerasimenko para colher amostras, que serão analisadas remotamente. O robô vai ainda medir seu núcleo. Esses dados vão para a sonda e serão rebatidos para a Terra.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Com informações do G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50