Lula foi alvo de espionagem pela Volkswagen.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-torneiro mecânico e sindicalista, foi alvo de espionagem. Conforme noticiou a agência 'Reuters', a Volkswagen espionou o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores

Segundo a 'Reuters', a montadora encaminhou informações sobre Lula para o governo militar. Eram dados sobre greves, reivindicações salariais e encontros sindicais. A companhia fez um dossiê falando que Lula criticou a "falta de vergonha" do governo durante um comício realizado em 19 de junho de 1983. O ex-presidente também teria incentivado os trabalhadores a para de pagar prestações de financiamento habitacional como forma de protesto.

A Volkswagen também informou sobre a exibição de um filme sobre a Revolução Russa na sede do sindicato, o que foi considerado socialista. Além disso, foi registrado o conteúdo de cartazes que eram distribuídos na porta das fábricas. A empresa ainda informou ao governo militar o nome dos funcionários envolvidos em atividades sindicais e os que foram flagrados fumando maconha. Esses dados teria sido usados pela polícia para deter e ameaçar sindicalistas.
As informações constam em documentos obtidos pela Comissão Nacional da Verdade. De acordo com a 'Reuters', a montadora investiga indícios de que seus funcionários foram informantes durante a ditadura. A assessoria do Instituto Lula não se pronunciou sobre o assunto. Curta nossa página no  Facebook Twitter .

Fonte: Reuters.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running