'Cosme e Damião': cuidado redobrado, crianças nas ruas.


27 de setembro também é dia de cuidado redobrado no trânsito. Nesta data alguns fiéis, principalmente de religiões afro-brasileiras, costumam distribuir doces para as crianças para celebrar o dia dedicado aos 'santos' gêmeos Cosme e Damião

Motoristas devem redobrar a atenção para evitar atropelamentos de crianças nesta data, uma vez que, elas circulam pelas ruas em grupos atrás de casas que dão esses doces, logo todo cuidado é pouco. Por isso os motoristas e motoqueiros devem ter atenção especial com as crianças neste dia.

Acompanhe o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter.

Sobre Cosme e Damião.

De acordo com dados disponíveis na enciclopédia livre Wikipédia, crê-se que Cosme e Damião foram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé. Sua festa é celebrada atualmente no dia 26 de setembro pela Igreja Católica, no dia 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa.

Para Igreja Católica, Cosme e Damião pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles também são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina. Os 'santos' morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. 
Distribuição de alimentos - No Candomblé e na Umbanda, Cosme e Damião são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças. Com informações da EBC.

Leia a seguir: Divergências entre tradicionalistas, pentecostais e neopentecostais.

Washington Luiz, Repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50