'Dia dos Pais' - A importância de uma figura paterna.
Neste domingo, dia 10, os brasileiros celebram o 'Dia dos Pais'. Diferente de outros países, como Portugal, que comemora o 'Dia do Pai' no dia 19 de março, e, Estados Unidos, que homenageia os pais no terceiro domingo de junho, no Brasil, o 'Dia dos Pais' é celebrado no segundo domingo do mês de agosto.
De acordo com dados disponíveis na enciclopédia livre 'Wikipédia', no país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.
Curiosidades sobre o "Dia dos Pais": O primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde um jovem modelou e esculpiu um cartão para seu pai, desejando sorte, saúde e muitos anos de vida.
Entretanto, de acordo com informações do site 'Brasil Escola', a história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho. Aos poucos a data passou a ser difundida a outras famílias da cidade onde moravam, no estado de Washington, sendo espalhada por todo país, até que o presidente Richard Nixon tornou-a oficial.
Figura paterna - Em seu artigo, publicado no site 'Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein', a psicóloga Melina Blanco Amarins, faz considerações interessantes sobre a relevância da figura paterna. Segundo a especialista, essa relevância se dá a partir do momento em que os pais recebem a noticia da gravidez. Ao ter a consciência deste novo papel, em seu imaginário o homem cria fantasias e expectativas a cerca de seu filho, dando um lugar para ele no seio familiar.
A psicóloga ressalta que a presença de uma figura paterna – que não necessariamente precisa ser o pai biológico, mas alguém que exerça esta função dentro da família – numa fase precoce da infância é fundamental para a estruturação do psiquismo do individuo, pois promove uma identificação alternativa, não tendo somente como referencia a relação com a mãe. Este fato contribui para a introdução da criança no mundo das diferenças, nos âmbitos social e sexual. Melina Blanco também mencionam em seu artigo que a literatura médica aponta que a participação efetiva do pai na vida de um filho de forma saudável pode promover segurança, autoestima, independência e estabilidade emocional.
Obs.: Em outras palavras, Pai não é aquele homem que se deitou com sua mãe e deu sua contribuição na reprodução. Existem muitos pais (biológicos) que até registram seus filhos, mas depois abandonam. E são esses "pais" que se encaixam bem no pensamento do filósofo alemão do século XIX, Friedrich Nietzsche: "Se não se tem um bom pai, é preciso arranjar um."
O pai é tão importante na formação que a Psicologia estuda várias consequências que a ausência da figura paterna (ou uma relação não saudável entre pai e filho) pode acarretar. Entre elas, dificuldades de adaptação às regras sociais.
Mas, cabe ressaltar, que essa classe de pai citada por Nietzsche é minoria. No geral, há muitos pais que dão a vida por seus filhos. Isso sim! Pode ser chamado de amor paternal e é digno de homenagem.
Falando em homenagem, o Google, maior site de buscas da Internet, preparou um Doodle especial para celebrar o Dia dos Pais. O doodle mostra um pai brincando com dois filhos, eles estão simulando um voo, e o pai é o piloto. Bem legal! kkkkk...
Finalizamos esse artigo desejando um "Feliz Dia dos Pais".
Washington Luiz, Repórter do Momento Verdadeiro.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.