Consumo de sódio é maior que o recomendado pela OMS.
Segundo informações do Jornal Nacional, da TV Globo, muitos alimentos industrializados concentram grandes quantidades de sódio, um dos componentes do sal, usado para dar sabor e conservar. Em 2011, Governo e indústria fizeram um acordo para reduzir a quantidade de sódio. Resultado: em um ano, quase 1,3 mil tonelada de sódio foram eliminadas de três tipos de alimentos: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo.
De acordo com a reportagem, foram analisados 54 produtos. Desse total, 14 não atingiram a meta de redução de sódio. A grande preocupação é com o exagero no consumo de sal. O brasileiro consome, em média, 12 gramas de sódio por dia. Mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde - que é de cinco gramas. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde quase metade dos entrevistados acredita que usa menos sal do que realmente consome.
Especialista alerta que o alto consumo de sódio pode provocar ou agravar a hipertensão. Segundo um cardiologista, é preciso ficar de olho nas embalagens que indicam a quantidade de sódio. Sem esquecer dos cuidados em casa.
Com informações do Jornal Nacional.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.