Superlua vai iluminar o céu no fim de semana.
A Superlua acontece porque a órbita da Lua em torno da Terra é elíptica. Assim, a distância entre o astro e a Terra varia bastante. Entre o ponto mais distante (chamado apogeu lunar) e o mais próximo (perigeu lunar), a diferença é de 50 mil quilômetros.
Quando o perigeu lunar acontece numa noite de céu limpo e coincide com a Lua cheia, a Lua parece ser 14% maior e 30% mais brilhante do que pareceria no apogeu. É a Superlua, ótima para fotografias noturnas de paisagens.
A Superlua é um fenômeno relativamente comum. Na média, acontece uma vez a cada 13 meses. Mas, em alguns anos, ocorre mais de uma vez. No ano passado, por exemplo, houve três Superluas e neste ano, o fenômeno vai se repetir em 10 de agosto e 9 de setembro, informa a NASA. Em agosto, o ápice ocorrerá às 15h09 do horário de Brasília. Já em setembro, o ponto máximo está previsto para as 22h38.
Fonte: Exame
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.