Mega-Terra possui indícios de que pode abrigar vida.


Descoberta da 'mega-Terra' tem intrigado os cientistas. Os astrônomos descobriram um planeta rochoso que pesa 17 vezes mais do que a Terra e tem o dobro do tamanho e o desafio para esses cientistas é explicar como esse planeta teria se formado.

O Kepler-10c, o nome é uma homenagem ao satélite Kleper, que detectou o planeta pela primeira vez, fica num sistema solar distante e é tão grande (e sólido) que os astrônomos nem pensavam ser possível existir um planeta assim. Esta "mega-Terra" já era conhecida, mas ainda não tinha sido possível avaliar o tamanho. Agora se sabe que ele tem um peso 17 vezes superior ao do nosso planeta, graças a ajuda do Telescópio Nazionale Galileo (TNG), que fica nas Ilhas Canárias.

Segundo a NASA, o que está causando admiração aos cientistas é que a força gravitacional de uma massa assim agregaria uma espécie de envelope de gás durante a sua formação, transformando-o num gigante gasoso do tamanho de Netuno ou mesmo Júpiter. No entanto, ao que tudo indica, o Kepler-10c é bem sólido, composto sobretudo por formações rochosas.


"É o Godzilla das Terras, mas ao contrário do monstro dos filmes, o Kepler-10c tem implicações positivas para a vida", compara Dimitar Sasselov, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, explicando que "encontrar o Kepler-10c diz-nos que os planetas rochosos podem ter se formado muito mais cedo do que pensávamos. E se é possível criar rochas, é possível criar vida".

Os astrônomos estimam que o sistema solar do planeta tenha cerca de 11 mil milhões de anos, o que significa que teria se formado três bilhões de anos após o Bing Bang. A Terra tem cerca de 4,5 mil milhões de anos.

Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Com informações do site Visão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running