'Segundo turno é praticamente uma realidade', diz Cristiana Lôbo
Eleições 2014 - Dilma tem 37%, Aécio 20% e Campos 11%, diz Datafolha (aqui). O Palácio do Planalto comemorou a pesquisa porque a presidente conseguiu estancar a queda e perdeu só um ponto. “Mas essa comemoração não deve ser tão grande assim, porque na verdade a pesquisa mostra que o segundo turno é praticamente uma realidade, o que não é nada positivo para a presidente Dilma Rousseff”, explicou a jornalista Cristiana Lôbo, comentarista de política da 'Globo News'. A vantagem da presidente Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), diminuiu para o candidato do PSDB, Aécio Neves.
Na simulação de segundo turno, a presidente Dilma não chega a 50% dos votos. “Uma diferença de 11 pontos num segundo turno a essa altura da campanha é uma coisa bastante animadora para Aécio Neves, que está em segundo lugar. Isso é um sinal. Outro sinal é que ele mais ou menos que veste o figurino de candidato da oposição e de candidato da mudança”, explica Cristiana.
A pesquisa mostra que 74% dos entrevistados acreditam que devem haver ações diferentes da do atual governo. “Quem incorpora essa capacidade de fazer mudanças é o ex-presidente Lula. E desta vez, pela primeira vez, Aécio passa na frente de Dilma Rousseff. Porque em segundo lugar vinha a Dilma, mas agora Aécio está em segundo e Dilma em terceiro”, afirma a comentarista.
Já Eduardo Campos, com 11% das intenções de votos, sobe um ponto. Mesmo assim, apenas 25% dizem que conhecem o candidato. “Ele diz que está muito animado, porque quanto mais é conhecido mais ele consegue conquistar votos. A estratégia agora é atirar para os dois lados: em Dilma e em Aécio para tentar chegar ao segundo turno. Ele conta a seu favor com a possibilidade de se apresentar mais para conquistar os que não o conhecem”, afirma Cristiana.
A pesquisa foi feita nos dias 7 e 8 de maio. O Datafolha ouviu 2.844 eleitores, em 174 municípios. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral.
Fonte: 'Globo News'. | Cristiana Lôbo.
Cristiana Loba Hidrófoba é velha conhecida, escreve no Estadão o que agrada a direita neo-liberal.
ResponderExcluirResumindo : Os donos do capital (especulativo) Moneychangers & Co. - e eles imprimem dinheiro ao bel prazer (dinheiro sem lastro) e com ele fazem guerras de todo tipo (mediática, bacteriológica, química, guerra financeira especulativa e muitas outras...) de modo que a multidão cega não tem como discernir qualquer delas. Em outras palavras, eles dizem : a multidão é cega, nós temos o ouro, podemos fazer tudo o que nos apraz. Gerar e instalar a perplexidade é apenas uma de suas velhas táticas.
ResponderExcluirO sistema eleitoral não está blindado por um motivo muito simples : A verificação do funcionamento dos algorítmos (lógica interna da caixa preta) é feita antes e depois das eleições. Todavia não se verifica o funcionamento do algorítmo durante o dia da eleição. Isso deixa uma falha no sistema, uma vez que o algorítmo que processa os votos reais pode conter um desvio (IF) baseado na data e horário do dia e horário da eleição onde : se data = 14/04/2013 e hora = (intervalo de tempo da votação) então voto será computado conforme uma tabela pré-determinada para favorecer determinado candidato.
ResponderExcluirIsso posto, o resultado da eleição poderá fàcilmente ser determinado (à priori) dentro da mais correta ordem institucional.