Com doodle especial, Google comemora 296º aniversário de Maria Agnesi.
O Doodle animado que o Google exibe em seu site de pesquisa nesta quinta-feira, 15 de maio, é para celebrar o 296º aniversário de Maria Gaetana Agnesi, matemática e filósofoa italiana. O Doodle mostra um retrato de Agnesi, cercada pelo logotipo do Google desenhado em um estilo preciso, arquitetônico. Uma animação de uma curva inclinada é desenhada sobre o logo - uma equação geométrica, que ela ajudou a definir conhecida como a "Bruxa de Agnesi". Nascida em Milão, 16 de maio de 1718. Agnesi faleceu numa instituição para idosos, em Milão, chamada Pio Albergo Trivulzio em 9 de janeiro de 1799.
Ela foi considerada um prodígio, ser capaz de falar italiano, francês, grego, hebraico, espanhol, alemão e latim aos 11 anos. Agnesi é reconhecida como tendo escrito o primeiro livro que tratou, simultaneamente, do cálculo diferencial e integral. Escreveu em latim a obra "Propositiones philosophicae" (Proposições Filosóficas), publicada em Milão em 1738; mas o que a tornou notável foi o seu compêndio profundo e claro de análise algébrica e infinitesimal na obra "Instituzioni Analitiche" (Instituições Analíticas), traduzida para o inglês e para o francês.
O livro foi além dos tópicos sobre filosofia e abordou mecânica celestial e teoria da gravidade de Newton. Durante uma década, Agnesi escreveu uma obra de dois volumes; o primeiro deles, com mais de mil páginas tratava de aritmética, álgebra, trigonometria, geometria analítica e cálculo. O segundo abrangia equações diferenciais. Foi a primeira obra que uniu as ideias de Isaac Newton e de Gottfried Leibniz. É dela também a autoria da chamada "curva de Agnesi".
Por volta de 1750, Agnesi foi convidada para ocupar a cadeira de Matemática na Universidade de Bolonha, mas sua vida, em seguida, tomaria um rumo completamente diferente. Com a morte do pai, movida pelos seus sentimentos religiosos, deixou a docência e recolheu-se em um convento para se dedicar aos que sofriam de doenças graves. Quando a instituição Pio Istituto Trivulzo foi aberta, Maria ficou encarregada de sua direção. Esse Instituto era uma casa para doentes e enfermos, aos quais ela se dedicou inteiramente, doando toda a sua fortuna e trabalhando ali até a sua morte.
Fonte: Wikipédia
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.