Coca-Cola eliminará óleo vegetal de bromado, BVO, de suas bebidas.
A Coca-Cola pretende eliminar o controverso óleo vegetal bromado, ou BVO, de suas bebidas. O ingrediente é adicionado em refrigerantes de frutas da Coca-Cola, como a Fanta e o Powerade, conforme noticiou a BBC nesta terça-feira, 06 de maio.
O BVO é usado como estabilizador nas bebidas com sabor de fruta, pois ajuda a evitar que os ingredientes se separem. Porém, segundo pesquisas médicas, o consumo excessivo de refrigerantes contendo BVO está relacionado a efeitos nocivos à saúde, tais como perda de memória e problemas de pele e terminações nervosas.
De acordo com a publicação, a medida é uma resposta da Coca-Cola à uma petição on-line e ocorre num momento em que a indústria da alimentação como um todo está sob pressão de instituições médicas e grupos de consumidores, devido aos riscos à saúde de seus produtos.
A decisão da Coca-Cola de retirar o BVO de seus refrigerantes e bebidas energéticas não é uma atitude isolada. Ela reflete um movimento crescente das empresas de alimentação de reconsiderar práticas e produtos, diante da pressão pública. A disseminação de informações sobre saúde e riscos dos alimentos industrializados ao bem-estar dos consumidores ganhou dimensões globais nos últimos anos.
A Pepsi eliminou o agente químico do Gatorade no ano passado e anunciou que pretende eliminá-lo de todos os seus produtos. O BVO está presente em suas bebidas energéticas Mountain Dew e Amp Energy, vendidas nos Estados Unidos, informa a BBC.
Fontes: BBC, O Globo | Foto: Reprodução.
Mas o que poucos sabem e o que a mídia parece ignorar é que o BVO foi substituído por outro produto tóxico, o isobutirato de acetato de sacarose (SAIB), que em estudos mostrou aumentar o tamanho do fígado e elevar a atividade da fosfatase alcalina.
ResponderExcluirhttp://www.noticiasnaturais.com/2014/05/coca-cola-e-pepsi-substituem-o-toxico-bvo-por-outro-produto-quimico-isobutirato-de-acetato-de-sacarose-saib/