"PMERJ": conteúdo programático do concurso público que visa admissão de 6 mil soldados.

Já foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o edital preliminar do Concurso Público da Polícia Militar do Estado, que visa a admissão de 6.000 Soldados, sendo 5.400 homens e 600 mulheres.

Para se inscrever os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: ser brasileiro nato; estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos masculinos; Ter idade compreendida de 18 anos na data de matrícula e 30 anos até a data limite do período de inscrição; Ser eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais; Ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo, de forma que esteja concluso até a data prevista em edital para a fase de Pesquisa Social; Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente Categoria "A"; Ser aprovado em todas as etapas do Concurso; Para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m e para candidatos do sexo feminino de 1,60m.


O concurso pode ser realizado ainda este ano. Segundo o edital, na primeira etapa do certame será realizada uma Prova Objetiva de Múltipla Escolha composta de 50 (quarenta) questões de múltipla escolha. As disciplinas são: Língua Portuguesa - Sociologia - Geografia - História - Legislação de Trânsito - Informática - Direitos Humanos e Redação. Para ser aprovado o candidato tem que acertar o mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos atribuídos nas disciplinas de: Sociologia, Geografia, História, Legislação de Trânsito, Informática e Direitos Humanos e o mínimo de 50% (cinquenta por cento) das disciplinas de Língua Portuguesa, bem como obtiver nota ZERO em qualquer disciplina.


A segunda etapa do concurso para soldado da PMERJ constará de Exame Psicológico, de caráter eliminatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto.

Conteúdo Programático do concurso da PMERJ

LÍNGUA PORTUGUESA - A prova de Língua Portuguesa tem por objetivo avaliar a capacidade que o candidato demonstra em ler, compreender e interpretar textos literários e não literários, como também em empregar as normas gramaticais da língua portuguesa nos diferentes contextos significativos. Com essa finalidade, as questões percorrerão os campos programáticos e discursivos da linguagem observados no Ensino Médio. Dessa forma, sem inquiri-lo diretamente sobre problemas teóricos da língua portuguesa, será verificado se o candidato incorporou à sua prática linguística as normas apreendidas no trato com os diferentes tipos de texto. As questões poderão ser teoricamente baseadas nos seguintes pontos: interpretação e compreensão de textos; construção de sentido e efeitos de sentido (semântica); denotação (sentido literal) e conotação (sentido figurado); relações lexicais; intertextualidade; gêneros textuais; tipologia textual; linguagem verbal e não verbal; funções da linguagem; variedades lingüísticas; tipos de discurso; acentuação gráfica; ortografia; classe de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição); estrutura e formação de palavras; sintaxe (frase, oração, período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal (crase); colocação pronominal; coesão; coerência; pontuação.

Bibliografia: CEREJA, W.R. e MAGALHÃES, T.C. (1999). Gramática Reflexiva -texto, semântica e interação. São Paulo, Atual. _________ . (2003). Português: Linguagens. Vol. Único. São Paulo: Atual. CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley (1985). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. FIORIN, J. L. e SAVIOLI, F. P. (2000). Para Entender o Texto: Leitura e Redação. São Paulo: Ática. FIORIN, J. L. e SAVIOLI, E P. (2006). Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2000. SACCONI, Luís Antônio (2005). Nossa Gramática Contemporânea: teoria e prática. São Paulo: Atual. FIORIN, J. L. e SAVIOLI, E P. (2002). Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática. SUARES, Abreu Antônio (2004). Curso de redação. São Paulo: Ática.

GEOGRAFIA - Tema principal: Características Gerais do Estado do Rio de Janeiro -reconhecer as relações entre sociedade e o ambiente natural no Estado do Rio de Janeiro, destacando os impactos ambientais produzidos e as influências dos elementos naturais na sociedade fluminense. - identificar as principais regiões do Estado e suas características gerais. - apresentar noções básicas sobre a geografia do Município do Rio de Janeiro. - reconhecer aspectos gerais do processo de favelização e suas características atuais. - identificar em textos e gráficos situações problema típicas da sociedade fluminense e reconhecer formas de reduzir os problemas gerados em tais situações. - apresentar noções de localização espacial dentro do Estado do Rio de Janeiro a partir da utilização de mapas.

Bibliografia: Abreu, Maurício de Almeida. Evolução Urbana do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro: IPLANRIO 1997. Spinola, Siomara Sodré. Geografia - Rio de Janeiro. São Paulo: Editora Ática, 2006. Siebert, Célia Aparecida. História do Estado do Rio de Janeiro. São Paulo: FTD,2005.
Siebert, Célia Aparecida. Geografia do Estado do Rio de Janeiro. São Paulo: FTD, 2006. Ministério das relações Exteriores. O Estado do Rio de Janeiro. Site: www.dominlopublico.gov.br/download/texto/mre000009.pdf.

HISTÓRIA : 1. A expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XV e XVI. 2. O sistema colonial português na América - Estrutura político-administrativa, estrutura sócio-econômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas. 3. O período joanino e o processo de independência - A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil. 4. Brasil Imperial - O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais, territoriais, a política externa, a questão abolidonista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república.

Bibliografia: COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral - Volume Único. 8" edição. São Paulo: Saraiva, 2005. KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze. História do Brasil: no contexto da história ocidental. Ensino Médio. 8" edição, revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Atual, 2003. ALENCAR, Chico, CARPI, Lucia, RIBEIRO, Marcos V. História da Sociedade Brasileira. Volume Único. 13" Edição, atualizada. Ao Livro Técnico.

SOCIOLOGIA: Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade. Bibliografia/Sociologia: Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia. Ed. Ática: Capítulos 3, 4, 5, 6, 9 e 10.

NOÇÕES SOBRE DIREITOS HUMANOS: Direitos e Deveres Individuais e coletivos. Considerações sobre a polícia e os Direitos Humanos. Bibliografia/ Noções sobre Direitos Humanos: Balestreri, Ricardo. Direitos Humanos: Coisa de Polícia. Revista Dhnet, 2004. "Treze reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos". Disponível no endereço eletrônico http://www.dhnet.org.br/educar/balestreri/php/dh4.html - Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Título II, capítulo I - dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, artigo 5º. Disponível no endereço eletrônico (aqui).

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE TRÂNSITO: Penalidades aplicadas às infrações de trânsito. Medidas administrativas a serem adotadas pela autoridade de trânsito e seus agentes. Bibliografia/Legislação Brasileira de Trânsito: Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Institui o Código de Trânsito Brasileiro), Capítulo XVI - Das penalidades e Capítulo XVII - Das medidas administrativas.Disponível no endereço eletrônico http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9503.htm

INFORMÁTICA: Aplicativos para processamento de texto, planilhas eletrônicas e apresentações: conceitos e modos de utilização; conceitos básicos e modos de emprego de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à rede de computadores, internet e intranet.

Bibliografia: MANZANO, J. A. Nº G. OpenOffice.org. São Paulo: Érica, 2003. PREPPERNAU, J.; LAMBERT, S.; COX, J.; FRYE, C.; LAMBERT, M. J. III Microsoft Office System 2007 Passo a Passo. Porto Alegre: Artmed, 2008. RAMALHO, J. A. A. Introdução à Informática - Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Berkeley, 2001. VELLOSO, E C. Informática: Conceitos Básicos. São Paulo: Campus, 2004.

Obs.: As sugestões bibliográficas são apresentadas a título de subsídio, servindo apenas como orientação ao candidato, não obrigando que as questões sejam elaboradas diretamente do texto da bibliografia sugerida.

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running