Com Doodle, Google faz homenagem a Léon Foucault.

O físico e astrônomo francês Jean Bernard Léon Foucault está sendo homenageado pelo "Google" nesta quarta-feira, dia 18 de setembro. O conceituado site de pesquisas na internet exibe um "Doodle" animado que faz referencia ao "Pêndulo de Foucault", uma das invenções mais importantes do cientista, que estaria completando 194 anos hoje.

A invenção de Léon Foucault demonstra o efeito da rotação da Terra. De acordo com informações disponíveis na enciclopédia livre Wikipédia, esse dispositivo também fez uma medição inicial da velocidade da luz, descobriu as correntes de Foucault e, embora não o tenha inventado, é creditado por nomear o giroscópio. A cratera Foucault sobre a Lua e o asteroide 5668 Foucault são assim chamados em sua homenagem.

Siga o Momento Verdadeiro no Facebook (aqui) e no Twitter (aqui).

Resumo biográfico - Foucault era filho de um publicitário em Paris, onde nasceu em 18 de setembro de 1819. Após receber a educação básica em sua própria casa, ele estudou medicina, abandonando-a para se dedicar à física devido a aversão a sangue.2 Primeiro dedicou sua atenção para a melhoria das técnicas fotográficas de L. J. M. Daguerre. Durante três anos foi assistente experimental de Alfred Donné (1801-1878) em seu ciclo de palestras sobre anatomia microscópica.

Jean Bernard Léon Foucault foi eleito membro do Bureau des Longitudes e membro oficial da Légion d'Honneur. Em 1864, foi eleito membro da Royal Society de Londres, e no ano seguinte membro da parte mecânica do Instituto. Em 1865, apareceram artigos propondo uma modificação no governador centrífugo de Watt, que tinha sido estudado há algum tempo com o objetivo de tornar seu período de revolução constante, além de um novo aparelho para regular a luz elétrica. Nesse ano (Comptes Rendus LXIII), ele mostrou que, através da precipitação de um filme de prata fino e transparente sobre o lado externo da objetiva de vidro de um telescópio, o Sol pode ser observado sem causar danos aos olhos. Seus trabalhos científicos podem ser encontrados no Comptes Rendus, 1847-1869. Provavelmente Foucault morreu de esclerose múltipla rapidamente desenvolvida, em 11 de fevereiro de 1868, em Paris, e foi enterrado no Cemitério de Montmartre. Com informações da Wikipédia.

Veja também:

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running