Mais de 165.000 pessoas são voluntárias para ir à Marte.
Washington Luiz
Repórter do Momento Verdadeiro.
Mais de 165 mil voluntários de vários países apresentaram pedidos para participar de uma missão em Marte. A realização dessa viagem faz parte de um projeto da organização "Mars One" que planeja enviar um grupo pessoas ao "Planeta Vermelho".
O projeto pretende estabelecer um assentamento humano em Marte. De acordo com os organizadores, a expectativa é de que até julho de 2015, um júri irá selecionar 24 voluntários para serem treinados, em grupos de quatro para o início da missão em 2023.
Segundo informações da agência "La Prensa Latina", o custo da primeira expedição será de seis bilhões de dólares, enquanto as posteriores são estimados em quatro bilhões cada.
Para obter fundos suficientes, os organizadores pretendem vender os direitos de transmissão do projeto . As emissoras poderão exibir, com exclusividade, como será a vida dos colonizadores em Marte.
Viagem sem volta: A "Mars One" avisa que devido às alterações fisiológicas impostas pela adaptação à vida em Marte, não haverá forma de voltar à Terra. A idealizadora do projeto diz que apesar de um cosmonauta conseguir voltar a andar depois de 13 meses a bordo da Mir, num ambiente sem gravidade, uma estada prolongada em Marte não permitiria ao corpo humano readaptar-se à gravidade da Terra.
(*) Com agências internacionais.