Cinco minutos sem Google, tráfego na internet cai 40%.
Google fora do ar! Interrupções curtas, que duraram entre 1 e 5 minutos, nos principais serviços do Google causaram consequências espantosas na Internet. A GoSquared, empresa britânica de análise de dados, informou que com os serviços do Google fora do ar observou-se uma queda de 40% no tráfego da internet (em páginas visitadas). O apagão aconteceu na noite desta sexta-feira, a partir das 23h52 (3h52, no horário de Brasília).
Segundo informações da revista VEJA, um analista, que foi ouvido pela rede de notícias SkyNews, calculou em 500 mil dólares os prejuízos do Google com a queda dos serviços.
(Engenharia GoSquared) |
Ainda de acordo com a publicação, para o site de tecnologia Business Insider, a queda abrupta no tráfego — e o pico subsequente, depois da restauração dos serviços — demonstra o poder que o gigante de buscas detém hoje na internet. "Se o Google sofresse uma pane prolongada, é provável que a atividade na internet se recuperasse logo, à medida que empresas e usuários mudassem para serviços semelhantes", diz o site. "No entanto, é alarmante o fato de que uma única companhia tem tanta influência sobre uma indústria tão grande e importante." (Momento Verdadeiro com Agências).
Leia mais: