Com doodle, Google faz homenagem a Rosalind Franklin.

(Reprodução/Google)
A biofísica londrina Rosalind Franklin é homenageada com doodle, no Google, nesta quinta-feira, 25. Considerada a “mãe do DNA”, ela foi pioneira na biologia molecular. Nascida em 1920, em 1949 se destacou em seus trabalhados por empregar a técnica da difração dos raios-X e concluir que o DNA tinha um formato parecido com uma hélice.

Em 1941, Franklin já estava graduada em físico-química, mas foi no ano seguinte que ela começou a se destacar como pesquisadora, analisando a estrutura física de materiais carbonizados. Suas observações eram feitas com uso de raios-X.

Dez anos depois (1951), Rosalind já estava aplicando seus estudos com raio-X para determinar a estrutura da molécula do DNA. No entanto, os méritos da descoberta foram creditados ao bioquímico norte-americano James Dewey Watson e aos britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick, que confirmaram a dupla estrutura helicoidal da molécula do DNA. Eles ganharam o Nobel de Fisiologia/Medicina, em 1962. Franklin não pôde receber o prêmio por conta de sua morte prematura aos 37 anos (1957), quando descobriu que estava com câncer no ovário. O Nobel não pode ser entregue postumamente. (*) Com informações do portal da  Empresa Brasil de Comunicação S/A.

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50