UENF mostra problemas na comercialização de carnes em Campos, RJ.
- Publicidade - |
O projeto "Avaliação das carnes comercializadas no município de Campos dos Goytacazes-RJ", da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, coordenado pelo professor Fábio Costa, e desenvolvido há um ano no município, avaliou o comércio de carnes no município e revelou um resultado nada agradável. Dos 20 estabelecimentos (açougues) visitados pelos alunos bolsistas do projeto, cerca de 90% estavam em péssimo estado de conservação.
- Blog Ciência da UENF - |
- Blog Ciência da UENF - |
O estudo ratifica informações publicadas na reportagem do jornalista Washington Luiz - "Há irregularidades no comércio de carnes em Campos dos Goytacazes" - que também percorreu vários estabelecimentos no município e encontrou situações extremamente preocupantes. Na reportagem é possível ver o posicionamento da Vigilância Sanitária e a orientação do Procon-Campos.
Cuidados – Para evitar surpresas desagradáveis, o professor Fábio sugere que o consumidor siga algumas regras básicas na hora de comprar carnes. Um dos principais cuidados é observar se o alimento está sob refrigeração. Nunca comprar carnes expostas à poeira e insetos. O ambiente deve ser limpo, livre de mofo e insetos, e o balcão, onde é feita a manipulação da carne, não pode ser de madeira para não acumular fungos. Outra dica importante é que os funcionários devem usar uniformes limpos, estar de barba feita e unhas cortadas. Em caso de carnes vendidas embaladas, é necessário o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Notícias de Campos dos Goytacazes:
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.