Aprenda a fazer "Pasteis cozidos"

Receitas de Olga Suely - Neste domingão, 02 de junho, a culinarista ensina a fazer uma deliciosa receita de "Pastéis Cozidos".
 Ingredientes para a massa: 1Kg de aipim cozido e espremido; 3 colheres de sopa de manteiga; 2 ovos; (+ou -) 3 xícaras de farinha de trigo e sal a gosto.

Modo de fazer: Misture o aipim, a manteiga, os ovos e o sal. Acrescente aos poucos o trigo até que solte das mãos (não use muito trigo para não endurecer a massa, ela deve ficar maleável, pois ainda será cozida.). Reserve.

Recheio - Faça um refogado com: 1kg de carne seca dessalgada, cozida e desfiada; 2 cebolas picadas; 4 dentes de alho ralados; 3 colheres de sopa de azeite; 1/2 pimentão picado; 1 colher de sopa de azeitonas picadas; salsinha e pimenta a gosto.

Molho - Faça um refogado com: 2 dentes de alho socados + 1/2 cebola picada até ficarem levemente dourados. Acrescente 1 colher de sopa de chá de açúcar, misture. Acrescente 3 tomates picados; 1 colher de sopa de colorau; 1 colher de sopa de orégano; 1 colher de sopa de manjericão; 1/2 litro de água; 2 cubinhos de caldo de carne. Deixe o caldo encorpar um pouco e acrescente 250ml de creme de tomate. Deixe ferver e acerte o sal. Retire do fogo e coloque 1 lata de creme de leite. Reserve.

Modelagem dos pasteis (Faça pasteis pequenos), abra a massa na palma da mão, coloque o recheio, feche-os apertando bem. Vá colocando os pasteis já feitos sobre uma superfície enfarinhada, até acabar de modelar toda massa.

Agora vamos cozinhar os pasteis (é o mesmo processo do nhoque), 2 litro de água com sal (não muito sal, pois a massa, o recheio e o molho já contém sal) em uma panela grande. Mas para ficar mais suculento acrescente:  2 rodelas de pimentão verde; pitada de orégano; fio de azeite; 1/4 de casca de laranja(quando a água começar a ferver espera 5 minutos e retire a casca de laranja.)

Como no nhoque, comece a colocar os pasteis aos poucos na água e dê uma leve mexida. Espere os pasteis subirem e os coloque em uma forma refratária com um pouco de molho no fundo. Vá colocando até que todos os pasteis tenham passado pelo processo. Reserve.

Separe um pouco do molho e misture no recheio (caso sobre), e coloque sobre os pastéis no refratário. polvilhe parmesão ralado, cubra com o molho (que não foi misturado com o recheio), polvilhe mais parmesão, dê uma balançadinha no refratário para o molho espalhar e leve ao forno até borbulhar (uns 15 minutos).

Sirva com uma salada crua ao molho especial

Para a salada - Misture 1/2 repolho roxo ralado grosso ou fatiado fino (se não tiver pode ser o comum) + 3 cenouras raladas em fio + cebola em rodelas finas + salsinha a gosto + alface rasgadinha + tomates sem sementes cortados em rodelas finas + 2 laranjas poncã ou tangerina sem sementes com gomos cortados em 3 pedaços. Reserve.

Para o molho especial - Misture: 1 colher de sopa de alho ralado + 2 colheres de sopa de mel + 2 colheres de sopa de mostarda + 4 colheres de sopa suco de limão + 10 colheres de sopa de azeite + 1 colher de chá de orégano + 1 colher de chá de páprica picante. Coloque na geladeira até a hora de servir.

O molho especial só é colocado na salada na hora de servir. Bom apetite.

Veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running