Comissão quer buscar solução para o caso das "Meninas de Guarus".

(Ascom/Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes)

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Marcelo Freixo (PSol), vai enviar um ofício ao Ministério Público Estadual (MP/RJ) pedindo detalhes sobre o caso das “Meninas de Guarus”. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17/05), durante reunião do colegiado na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, onde o caso foi discutido. “Vamos oficiar conselhos tutelares e ouvir antigos conselheiros e o delegado Márcio Caldas, da delegacia local (146ª DP). Também vamos pedir ajuda ao procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, e à chefe da Polícia Civil, Martha Rocha”, garantiu Freixo.

Segundo o parlamentar, o objetivo é buscar informações sobre as vítimas. “Disseram que estavam no programa de proteção às testemunhas, mas descobri que não estão”, revelou Freixo, completando: “O tempo não reduz a monstruosidade do caso. Temos muitas perguntas e poucas respostas. Se hoje o poder público municipal se mobiliza contra a pedofilia, deveria se mobilizar também para resolver um caso tão emblemático como este”. O deputado Roberto Henriques (PSD) foi quem solicitou a reunião e disse que é preciso deixar claro que, além de pedofilia, drogas e homicídios, o caso também envolveria extorsão. “Espero que a Comissão ajude a dar uma solução para essa situação chocante. A sociedade espera uma resposta”, frisou Henriques.

O caso das “Meninas de Guarus” ganhou repercussão em 2009, quando a Polícia Civil descobriu um ponto de exploração sexual e prendeu em flagrante o proprietário do imóvel, além de ter libertado cinco mulheres, sendo três maiores e duas menores de 16 e 17 anos. Os deputados Janira Rocha (PSol) e Geraldo Pudim (PR) e o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Edson Batista (PTB), também participaram da audiência.

Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj.


Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50