OMS confirma seis mortes provocadas pelo vírus "H7N9".


(Reprodução)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (5) que a China já confirma 14 casos de infecção em humanos pelo vírus H7N9 – uma mutação do vírus que provoca a gripe aviária. O governo chinês contabiliza ainda seis mortes provocadas pela nova cepa.

As infecções foram confirmadas em Shangai, na província de Jiangsu e na província de Zhejiang. Segundo a OMS, mais de 400 pessoas próximas aos pacientes estão sendo monitoradas de perto. O órgão ressaltou, entretanto, que não há indícios de transmissão sustentada do H7N9 entre pessoas (aqui).

Ainda de acordo com a OMS, até o momento, a origem da infecção não foi identificada. Testes preliminares realizados na China sugerem que a infecção pelo H7N9 pode ser combatida por meio de medicamentos como o oseltamivir, utilizado no tratamento da influenza A (H1N1) – gripe suína

Ministério da Saúde acompanha mutação do vírus H7N9

O Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que acompanha os casos de H7N9 – o vírus que atinge aves na Ásia e pode matar humanos – por intermédio do monitoramento de dados informados regularmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para as autoridades brasileiras, a contaminação do vírus em pessoas deve ser observada.

A assessoria de imprensa do ministério ressaltou que o H7N9 é um vírus semelhante ao H5N1, que circula em alguns países da Ásia e Norte da África desde 2005 e sua transmissão entre humanos é rara. O Ministério da Saúde lembra que não há restrição a viagens, para países nos quais foram identificados casos do H5N1.

Por enquanto, as autoridades sanitárias não conseguiram estabelecer relação epidemiológica entre os infectados, associando os casos às áreas geográficas. Há estudos sobre dois casos de pessoas que tiveram contatos com aves e dois casos, com porcos. A possibilidade de os suínos serem a fonte de contágio não foi descartada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running