"Eike Batista não é diferente de nenhum outro empresário," diz ministro.
(Foto/Reprodução) |
"Eike Batista não é diferente de nenhum outro empresário," disse nesta sexta-feira, 19 de abril, Guido Mantega, que participa da reunião do G-20 em Washington. Segundo o ministro da Fazenda, o governo brasileiro vai tratar Eike como qualquer outro empresário. A informação é do jornal "O Estado de São Paulo".
O ministro nega que haverá qualquer ajuda especial no caso de contratação de empresas de Eike pela estatal Petrobrás. "Se ele quiser construir uma plataforma para a Petrobrás, ele terá de fazer uma oferta", disse. "O governo não pode escolhê-lo."
Contudo, segundo fontes, o governo brasileiro está especialmente interessado em ver pronto o Porto do Açu, que está sendo construído pela LLX, empresa de logística do grupo de Eike.
Sobre o endividamento de Eike com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Mantega afirmou que "o BNDES tem crédito disponível e quem tiver um projeto sólido conseguirá financiamento, mesmo empresas estrangeiras que quiserem investir no Brasil podem conseguir crédito". "O governo tem programas que podem ser usados por qualquer outro empresário."
Tanto Graça Foster quanto Mantega vêm defendendo que as empresas de Eike Batista conseguirão contratos com a Petrobrás se elas vencerem licitações, como qualquer outra empresa.
Eike, por muito tempo, foi indicado pela imprensa nacional e estrangeira como empresário símbolo da prosperidade da economia brasileira. Mas as empresas do grupo têm sofrido forte queda no mercado por conta da desistência de parceiros estrangeiros em seus projetos.
Em 2012, a siderúrgica chinesa Wuhan Iron and Steel Corporation (Wisco), desistiu da parceria com a MMX no Açu, onde montariam um complexo siderúrgico. A estatal da China alegou que Eike não construiu a infraestrutura necessária (ferrovias e terminais portuários) para garantir o projeto.
(Com informações da Dow Jones e de O Estado de S. Paulo)
Tenho certeza q o eike vai sair dessa maré de azar,ele é um grande impresario,e seus projetos são grandiosos e bem planejados,e vai voltar a ser o homem mas rico do em breve!
ResponderExcluirÉ sempre assim, grandes empresários muitas vezes são bajulados por noticiários internacionais: jornais, revistas e televisiva com áurea de empresário bem sucedido e que na verdade não é bem assim. Veja-se o caso de Eicke Batista, endeusado pelos jornais, revistas, televisão como o homem mais rico do país e bem sucedido empresário, está na forca com suas empresas, endividado até o pescoço. O governo não cogita dar injessão de dólares ao Eicke para salvá-lo dessa incomoda situação, se o fizer vamos baixar o pau nele.
ResponderExcluircada um colhe o que planta, uns endividamento, outros dividendos, mas sera que essas pessoas tem compromisso com o social, sera, hum filantropia,? SO DEUS SABE.
ResponderExcluir