08 de Março: Dia Internacional das Mulheres e um pouco dessa história.


O 8 de Março é anualmente celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia internacional da luta pelos direitos femininos e pela paz no mundo. E surgiu historicamente como o dia de solidariedade das mulheres trabalhadoras na luta pela igualdade dos direitos e a emancipação.
(Reprodução internet)
Existem algumas versões da origem desta data: Para alguns o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, se originou com a "marcha de panelas vazias"em 1857, que foi realizada nesta data pelas operárias da indústria têxtil e das fábricas de costura do vestuário em Nova York, em protesto contra as condições inaceitáveis de trabalho e salário baixo. Elas exigiam a redução do dia de trabalho, melhoria das condições de emprego e salário igual ao dos homens.

Já na Europa, esta tradição surgiu em 1910, durante a  Segunda Conferência Internacional  das  Mulheres Socialistas,  em Copenhague, quando a ativista política e lutadora pelos direitos femininos Clara Zetkin apresentou a proposta de instituir o Dia Internacional da Mulher. Tratava-se de que neste dia as mulheres passariam a organizar comícios e passeatas atraindo a atenção da sociedade para seus problemas.

A partir de 1911, este dia já vinha sendo celebrado em quatro países europeus: Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça. Pela primeira vez na Rússia, o Dia 8 de Março foi celebrado em 1913 em São Petersburgo, como evento popular da sociedade.

No Brasil, a data também passou a ser comemorada, mas foi no governo do presidente Getúlio Vargas que as coisas no Brasil tiveram outras proporções. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.

E em 1975, por ocasião do Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Em 1977 a Assembleia-Geral da ONU propôs aos países-membros anunciar, de acordo com suas tradições e costumes, qualquer dia deste ano como o Dia da Luta pelos Direitos das Mulheres e pela Paz Internacional da ONU. A decisão foi tomada por ocasião do Ano Internacional das Mulheres e da Década Internacional das Mulheres (1976-1985).

Momento Verdadeiro| Com Agências.

Comentários

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Nívea Stelmann e o jogador Elano fazem acordo em audiência de conciliação no Rio.

Longão de 10K em um Domingo Chuvoso