PM aplica 1ª multa no valor de R$ 1.915,40, da nova lei seca, em SP.
(Crédito da Foto: Reinaldo Canato/Folhapress - Divulgação) |
A nova lei seca está mais rígida. Agora o estado de embriaguez ou do motorista sob efeito de drogas ilícitas pode ser caracterizado pelas autoridades a partir de observações, como a constatação de sinais e imagens – vídeos e fotografias, não sendo necessário somente o teste do bafômetro ou de sangue para constatar que o motorista está embriagado. A nova lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, na última quarta-feira, 19 de dezembro, a medida já está em vigor para os feriados de Natal e Ano-Novo.
Ontem à noite um empresário foi o primeiro motorista a levar a multa de R$ 1.915,40 da nova lei seca em São Paulo. A autuação ocorreu às 22h45 desta sexta-feira em uma blitz feita pela Polícia Militar na av. Guarapiranga, na Capela do Socorro (zona sul).
De acordo com a Polícia Militar, o bafômetro apontou a concentração 0,30 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelo empresário. Ele foi o terceiro motorista a ser parado no bloqueio da zona sul.
Onivaldo Ramos, 47 anos, disse que sabia da sanção da nova lei seca e que "tomou três ou quatro latinhas" na festa de confraternização de sua empresa, em um restaurante no Itaim Bibi (zona oeste).O empresário afirmou, também, que só dirigiu porque dava carona para três colegas da empresa, e que nenhuma delas sabia dirigir.
Pelo texto da nova lei seca, a concentração de álcool apresentada pelo empresário configura uma infração administrativa, e não um crime de trânsito. De acordo com informações da coluna "cotidiano", da Folha de S. Paulo, o delito só é caracterizado por concentrações acima de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido. No exame de sangue, realizado por médico-legista do IML, essa concentração representa seis decigramas por litro de sangue.
Na nova lei seca ficam mantidas a suspensão do direito de dirigir por um ano para quem beber qualquer quantidade e o recolhimento da habilitação e do veículo.
Momento Verdadeiro| Com informações da Folha de S. Paulo.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.