Curiosity encontra elemento essencial para a vida em Marte.
[Momento Verdadeiro|Fonte:Reuters]
Nesta segunda-feira, 03 de dezembro de 2012, cientistas da Nasa revelaram que a sonda Curiosity encontrou traços de compostos à base de carbono, elemento essencial para a vida tal qual a conhecemos, em Marte. A informação foi divulgada pela agência Reuters.
Robô Curiosity - [ Foto reprodução: NASA/AFP/File] |
Entretanto de acordo com o cientista John Grotzinger, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, "apenas encontrar carbono em algum lugar não significa que ele tenha algo a ver com a vida, ou com encontrar um ambiente habitável", explicou o especialista aos jornalistas numa conferência da União Geofísica Americana, em San Francisco. "Se você tem carbono orgânico e não tem água nenhuma, não tem um ambiente habitável."
Mesmo com carbono e água, a vida, para se formar e evoluir, precisa de outros elementos químicos, como enxofre, oxigênio, fósforo e nitrogênio.
"Não é inesperado que essa pilha de areia não fosse rica em matéria orgânica. Ela foi exposta ao áspero ambiente marciano", disse o cientista planetário Paul Mahaffy, do Centro Espacial Goddard, da Nasa, em Maryland.
"Realmente vai ser uma caçada interessante ao longo desta missão para encontrar ambientes antigos que poderiam estar protegidos desse ambiente da superfície marciana, e ver o que podemos agregar à história do carbono."
A Curiosity, que pousou em agosto numa cratera de 150 quilômetros de diâmetro próxima ao equador de Marte, já encontrou indícios de que o local do pouso esteve no passado coberto de água.
Ainda de acordo com informações da Reuters, os cientistas não sabem se os compostos orgânicos (ou seja, à base de carbono e hidrogênio) no solo são uma contaminação da Terra, que teria chegado a Marte por cometas ou asteroides ou se são substâncias nativas, decorrentes de atividades geológicas e biológicas no planeta.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.