Petrobras bate recordes na entrega de gás ao mercado.
Momento Verdadeiro| Da Agência Petrobras.
A Petrobras bateu mais uma vez seus recordes anteriores de entrega de gás natural nacional ao mercado. O volume de gás ofertado, em outubro, chegou a 45,1 milhões de metros cúbicos por dia. No dia 11 desse mesmo mês, a Companhia alcançou ainda novo recorde histórico, com vazão de 49,6 milhões m³. A entrega média de gás este ano, até outubro, foi de 42,2 milhões m³/d, correspondendo a um aumento de 14% em relação à média de 2011, que foi de 37 milhões m³/d.
O crescimento expressivo da oferta de gás nacional observado nos últimos anos é fruto de uma série de investimentos no desenvolvimento de projetos de produção de gás natural do Plangás - Plano de Antecipação da Produção de Gás. Desde 2008, vários novos campos começaram a produzir, no âmbito do Plangás, com destaque para os campos de gás não associado de Canapu e Camarupim, no Espírito Santo, e de Mexilhão, Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos. O início das operações da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, no Estado de São Paulo, também contribuiu para esse resultado.
Além do Plangás, outros três fatores foram importantes para os recordes observados:
- o incremento da entrega de gás para geração termoelétrica na Região Norte;
- a elevação da produção do campo de Lula, produzindo gás associado de reservatórios do pré-sal na Bacia de Santos;
- o êxito do Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás Natural (POAG 2015), que tem permitido melhorar o desempenho das Unidades Operacionais das regiões Sul e Sudeste.
O POAG 2015, criado em 2009 e implantado a partir de 2010, com o objetivo de elevar o aproveitamento de gás da área de Exploração e Produção, permitiu que a Companhia atingisse um aproveitamento de 91,5% do gás associado ao petróleo, até outubro de 2012. O valor é superior ao recorde anual de aproveitamento de gás de 2011, que foi de 89,2%.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.