Ministro da Justiça diz: "entre passar anos num presídio e perder a vida, eu talvez preferisse perder a vida."
Momento Verdadeiro|Com informações da coluna 'Cotidiano' do UOL.
"Se fosse para cumprir muitos anos na prisão, em alguns dos nossos presídios, eu preferiria morrer", declarou José Eduardo Cardozo (PT). O ministro da Justiça ainda classificou como “medievais” as condições das prisões brasileiras.
(Crédito da foto: Antonio Cruz/ABr.) |
José Eduardo disse em entrevista coletiva após evento sobre segurança, organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em São Paulo, que “os presídios brasileiros precisam ser melhorados". O ministro ressaltou: "entre passar anos num presídio brasileiro e perder a vida, eu talvez preferisse perder a vida. Os seres humanos quando não são tratados como humanos eles se sentem injustamente violentados".
Para o ministro o crime organizado cresce por causa da corrupção. “Não existe crime organizado que cresça sem desmando, sem corrupção. A violência gerada por organizações criminosas dificilmente se enraíza sem um certo grau de corrupção no Estado. Isso não é no Brasil, é no mundo."
-->
As palavras do Ministro são coerentes. Precisamos enfrentar o problema com a determinação de realizar todas as ações possíveis até que seja controlado satisfatoriamente através de plebiscitos e outras formas de consultas e participação integrada dos poderes públicos, cidadãos e representações dos seguimentos sociais.
ResponderExcluirConheçam uma sugestão encaminhada a Presidência da República:
Presidente Dilma
Assunto: A escalada da violência contra a vida no Brasil
Venho acompanhando o crescimento do fenômeno social Escalada da Violência Conta a Vida no Brasil, além da informação que nos chegam ao conhecimento diretamente no contato com as pessoas vítimas diretas ou indiretas da violência conta a vida em suas mais diversas formas. Aprovo as medidas que o governo federal vem implementando desde o governo Lula em parceria com os governos estaduais. Apesar deste esforço dos governos contatamos a cada dia que a violência segue em marcha crescente e nesta mesma escala faz crescer a sensação de insegurança. No caso da Paraíba, por exemplo, as noticias dão conta de que o Estado já ocupa a 3ª posição no Mapa da Violência no Brasil. As ondas de violência e seu consequente impacto na redução da qualidade de vida dos cidadãos precisam ser controladas urgente e eficazmente em todo território nacional. Sabemos que por mais que os governos estejam se esforçando nas ações de combate a violência não alcançarão o êxito necessário ao seu efetivo controle por sua complexidade e as necessárias medidas de solução. Sendo assim, e, por entender que os governos (federal, estaduais e municipais) precisam chamar e envolver todos os seguimentos e instituições da sociedade para o enfrentamento do problema. Neste sentido entendo que o papel de Vossa Excelência é de fundamental importância para fazer este chamamento e liderar/coordenar nacionalmente um amplo e efetivo conjunto de medidas capazes de imediatamente fazerem acender as luzes da esperança em cada brasileiro ao perceberem que estão sendo libertados das prisões/cadeias do desconforto em que hoje se encontram pela sensação crescente das ondas da violência e da insegurança. Agradeço pela atenção, parabenizo pelas ações em andamento e conte comigo nesta luta pela vida e pela paz!
Tbm acho os presidios uma poca vergonha mas as pessoas deviriam pensar muito bem antes de fazer algo de errado porq pessoas honestas pagarem pra bandidos terem vida boa ai tbm nao ne !!! Como sempre muito chateado com as lei do Brasil ...
ResponderExcluir