Joaquim Barbosa mudará para sala da presidência no final da semana.
Da Agência Brasil: No primeiro dia como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa despachou hoje (19) do mesmo gabinete em que vem trabalhando nos últimos anos, no Anexo 2 do STF. Ele só deverá se instalar na sala da presidência, localizada no prédio principal do Tribunal, no final da semana, após tomar posse como presidente efetivo da Suprema Corte.
Julgamento do "Mensalão" - [ Foto:Agência Brasil] |
A transição no comando do STF está sendo executada aos poucos. As tratativas começaram quando Barbosa foi eleito presidente, em meados de outubro. Uma comissão coordenou a troca entre as gestões, mas, até esta noite, apenas alguns assessores do primeiro escalão eram conhecidos, como o novo diretor-geral Fernando Camargo, então secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas da União.
No Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também será presidido por Barbosa, a transição é mais lenta. A expectativa é que as nomeações saiam durante a semana e, inclusive, após a posse do presidente, na próxima quinta-feira (22). Tanto no STF quanto no CNJ, ocupantes de cargos comissionados na gestão de Carlos Ayres Britto devem ser mantidos, mesmo que remanejados para outras funções.
Barbosa assumiu interinamente a presidência do STF no último sábado, quando começou a valer o decreto de aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto, que completou 70 anos no último domingo (18).
Na próxima quarta-feira (21), Barbosa comandará sua primeira sessão plenária como presidente, acumulando a função com a de relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Além de coordenar a sessão, o ministro votará normalmente.
A posse oficial será no dia seguinte, em cerimônia com a presença da presidenta Dilma Rousseff e dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, José Sarney e Marco Maia. No início da noite, Barbosa participará de coquetel oferecido por entidades de classe de juízes em um luxuoso clube de Brasília.
Leia também:
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.