"Dia da Consciência Negra", feriado no Rio, para homenagear Zumbi dos Palmares.


Momento Verdadeiro| Reportagem de Washington Luiz 

No ano de 1655 nasceu, no estado de Alagoas, nasceu Zumbi dos Palmares


Segundo historiadores, Zumbi foi símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial, sendo considerado um dos grandes líderes de nossa história.

De acordo com o site "história brasileira", quando Zumbi tinha apenas sete anos, em 1662, ele foi capturado por soldados e entregue a um padre [Pe. António Melo] que torna-se responsável por sua formação. Batizado na igreja Católica como Francisco, ele ajudava nas missas além de estudar Português e Latim. 

Ainda de acordo com a publicação, aos quinze anos, em 1670, Zumbi foge para o Quilombo de Palmares onde obtém reconhecimento pelas suas habilidades marciais. Com apenas vinte anos (1675) já é um respeitável estrategista militar e guerreiro, atuando na luta contra os soldados do Sargento-mor Manuel Lopes. E quando Zumbi estava com 25 anos de idade, em 1680, tornou-se líder do quilombo dos Palmares.  

A morte do líder negro -- de acordo com informações do site "suapesquisa", aconteceu após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi conseguiu fugir, porém foi traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. 

Mas a história mostra que Zumbi também foi um líder comunitário organizado e comprometido com o social. E é por sua coragem e bravura diante de um sistema injusto que  o dia de sua morte, 20 de novembro é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o "Dia da Consciência Negra". 

No Rio de Janeiro, por decreto [Lei 4007 de 11 de novembro de 2002] da governadora Benedita da Silva, a data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e dia Nacional da consciência Negra é feriado Estadual.
("Zumbi dos Palmares" -  Av. Presidente Vargas - Rio de Janeiro | Foto -Momento Verdadeiro) 
Publicidade:

Comentários

  1. POIS É MOMENTO DE REFLEXAO!UM POVO DE ORIGEM INDIGENA E AFRICANA, RENEGAM SUA ORIGEM SUA HISTÓRIA DE LUTA E FÉ. HOJE EXISTE OS NOVOS ESCRAVOS DA FÉ LIMITADOS A TUDO E A TODAS VIVENDO EM MUNDO LIMITADO. AXÉ PRA TODOS POIS QUEM NÃO AMA SEU SEMELHANTE NÃO AMA A DEUS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running