"Fantástico": Falso vidente usava informações disponíveis na internet para impressionar seus clientes.

-->
No último domingo, dia 21 de outubro, o "Fantástico" (TV Globo), exibiu uma reportagem mostrando um vidente brasileiro que se inspirou em um vídeo que já tem mais de três milhões de acessos na internet e mostra como é fácil roubar dados pessoais para enganar seus "clientes".

O "Fantástico" convidou pessoas que estavam em um shopping no Rio de Janeiro para entrar na tenda do vidente e testar os poderes dele. Para surpresa dos voluntários, Gabriel começa a revelar segredos, nomes de pessoas queridas, datas importantes. O vidente consegue saber onde a pessoa mora e até o número do telefone. Ele revela até os lugares por onde a pessoa andou recentemente e mesmo detalhes muito pessoais, como o apelido do marido. Impressionante! Como ele tem essas informações? Ele tem realmente um dom? As pessoas ficam intrigadas.

Mas não demorou muito para seu segredo ser revelado. É na internet que o vidente obtém informações preciosas das vítimas. 

Descubra como funciona o esquema: Quando o "cliente" entrou na tenda, a equipe do especialista em crimes da internet começou a procurar os dados em redes sociais ou mecanismos de busca. Usando um rádio, Wanderson passava as informações para o falso vidente, na verdade, um ator, que caprichou no papel. E muita gente acreditou que ele tinha poderes sobrenaturais. Até informações que a pessoa considerava confidenciais estavam disponíveis na rede. Para cair no golpe a vítima só precisou dar seu nome na entrada, simples né. O vidente não tem poder sobrenatural nenhum, revela o "Fantástico".

No final da reportagem o advogado Renato Opice Blum, especialista em crimes na internet, diz que as pessoas devem tomar cuidado para não se expor demais: “Tudo aquilo que puder causar um prejuízo para ela no futuro - uma fotografia numa situação mais sensível, um vídeo, um texto mais agressivo, algo que possa revelar um segredo - isso não deve ser divulgado”. 

(Reprodução Fantástico)
No "Facebook" -- Alguns internautas iniciaram uma campanha para tentar evitar que desconhecidos saibam informações de seus perfis na rede. A rede social vem ganhando a preferência dos internautas e pode acabar sendo usada  por esses "golpistas".

Momento Verdadeiro.
Fonte: "Fantástico"
Colaboração de Washington Luiz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running