Petrobras divulga novos dados sobre a descoberta de Carcará.


A Petrobras informa os novos dados obtidos com a continuação da perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), que testa o prospecto de Carcará, no bloco BM-S-8 em águas ultraprofundas, no pré-sal da Bacia de Santos. Essa descoberta já havia sido anunciada preliminarmente no dia 20 de março de 2012.  

Localizado a 232 km do litoral do Estado de São Paulo, em lâmina d'água de 2027 metros, o poço ainda está sendo perfurado dentro da zona de óleo, a 6.213m de profundidade, e tem o objetivo de determinar a espessura total dos reservatórios portadores de petróleo bem como a presença de zonas de interesse mais profundas. 

Foram coletadas novas amostras de óleo até a profundidade de 6.131m, que comprovaram a boa qualidade do petróleo de cerca de 31º API. O poço comprovou, também, que os reservatórios carbonáticos têm excelentes características de porosidade e permeabilidade.

O poço, ainda em perfuração, já confirmou uma coluna maior que 400 metros de petróleo, caracterizada principalmente por reservatórios contínuos e conectados.

O Consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação da área, conforme prevê o Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running