A população já pode opinar sobre a utilização de animais para fins científicos e didáticos.

Foto divulgação: Crédito Instituto Vital Brazil.

A população poderá opinar até 15/10 sobre a Diretriz Brasileira de Prática para o Cuidado e Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos (DBPA), proposta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).  O Edital da Consulta Pública e o formulário de inscrição  encontram-se na página do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) no Portal do MCTI. 

O Edital foi publicado no Diário Oficial da União de 14/08. O objetivo da Diretriz é “apresentar princípios de conduta que permitam garantir o cuidado e o manejo éticos de animais utilizados para fins científicos ou didáticos”. Cabe às CEUAs (Comissões de Ética no Uso de Animais) determinar se a utilização de animais é justificável e atende aos princípios da ‘substituição’, ‘redução’ e ‘refinamento’. 

O princípio da ‘substituição’, de acordo com a DBPA, diz que, antes de se utilizar animais em pesquisas ou para fins didáticos, deve-se pensar em métodos alternativos. Já o princípio da ‘redução’ afirma, entre outras coisas, que a redução do número de animais não pode se dar à custa de um maior sofrimento individual ou da perda da confiabilidade dos resultados. Já o princípio do ‘refinamento’ diz respeito à necessidade de evitar que os experimentos causem dor ou estresse excessivo entre os animais, entre outras questões. 

Para o professor Clóvis de Paula Santos, presidente da CEUA-UENF, ainda é impossível fazer estudos científicos confiáveis, em algumas áreas, sem o envolvimento de animais. Ele acredita que, com o avanço da ciência, isso venha a ser possível no futuro. O uso de animais em experimentos científicos é particularmente necessário na área de saúde.

— Se não fosse isso, muitos medicamentos e procedimentos hoje largamente utilizados jamais teriam sido possíveis. É importante lembrar que as experiências com animais não têm funcionalidade apenas para os humanos, servindo também para os animais. O remédio que você usa quando seu cão está doente ou um equipamento ou procedimento cirúrgico, por exemplo, só existem porque foram testados em outros animais — diz.

Ele considera importante informar à população que as instituições de ensino e pesquisa se importam com as condições onde são criados e mantidos os animais, bem como com o manejo adotado. Na sua opinião, isso é fundamental, pois reflete na saúde e bem estar dos animais.

— Vemos pessoas fazendo manifestações contra o uso dos animais em laboratórios, mas não param para analisar que, sem pesquisas, não haveria  o desenvolvimento de medicamentos, imunobiológicos ou procedimentos e equipamentos cirúrgicos. Quem é contra o uso de animais em qualquer que seja a pesquisa, para ser coerente, não deveria usar remédios nem vacinas ou se submeter a inúmeros exames médicos ou cirurgias. Imagina! Não vacinar, não medicar ou mesmo não submeter um filho, por exemplo, a um exame ou cirurgia necessária é abominável, já que pode incorrer em uma abreviação da vida.  É algo a se pensar antes de ser contra o uso de animais em pesquisas — afirma.

Se quiser saber mais, leia o artigo 'Pesquisas com animais: necessidade com responsabilidade', do professor Clóvis de Paula Santos. 

Por: Ana Clara Vetromille /Fúlvia D'Alessandri .
Fonte: Blog Ciência da UENF.

Comentários

  1. Se significa nao avançar usando animais, EU VOTO EM NAO AVANÇAR. Eis minha sincera opniao sobre isso.

    Pra que voce quer viver eternamente, ja pensou nisso?????.

    por Jane Bascam, Quarta, 22 de Agosto de 2012 às 00:17 ·

    Pra que voce quer viver eternamente, ja pensou nisso?????

    Bem eu nao sou biologa nem medica mas mesmo que os testes em animais sirvam pra alguma coisa eu sinceramente nao acho que o ser humano precise viver tanto. Pense. O homem vivia ate uns 40, 50, era uma fase produtiva de fertilidade, saude, criatividade, disposição mas adoeciam e morriam belos e jovens.

    Começaram as curas ou melhoras nas doenças, ai o ser humano começou a viver mais. Mas mais 10 anos eram poucos preciso viver mais, afinal cheguei ate aqui. Mas ele começou a viver mais e ficar feio. Ah quero viver mais mas nao quero ficar feio isso nao, quero a beleza dos 30!

    Entao nao era o suficiente ele precisa viver mais e ser eternamente bonito e jovem . Ah esquecemos as dores da idade madura, hoje chamam de melhor idade pra ver se vc acredita nela!!! Essas dores tambem nao, quero viver mais com a beleza e a disposição dos 30.

    Mas isso ainda é pouco, o ser humano nao pode ouvir um NAO, vamos ajudar os pobres coitados que nao podem gerar, afinal tem tao pouca gente no mundo ne? Vamos fazer mais gente!!!! Como o homem pode ficar triste sem gerar? Nao mesmo o ser humano nao pode ser contrariado!!!! Entao vamos botar mais gente no mundo.

    Mas tem gente matando e sacrificando os animais e a natureza pelo excesso populacional, afinal tem muita gente e tem muita gente pobre. POBRE!!! Esqueci que o cara tem que ser eterno, jovem, saudavel, rico e ter tudo a sua disposição para afinal ser FELIZ!!!!

    ISSO NAO TEM FIM!!!! E fica um bando de idiota aplaudindo o velhinho que da produtividade a sua vida!!! Isso é raro portanto precisa de aplausos. GENTE VIVER TANTO PRA QUE????? Voces estao aplaudindo os caras que proporcionaram isso e sacrificaram muitos pra isso!!!!

    Aplausos????? A custa da natureza e dos animais que so querem viver o tempo deles????? ELES SO QUEREM VIVER O TEMPO DELES, MAIS NADA!!!! VOCE É CAPAZ DE VIVER SÓ O SEU TEMPO?????

    JURO QUE NAO TENHO RESPOSTA PRA ISSO. So digo nao a qualquer maltrato animal em nome de tantos absurdos, porque o ser humano quer ser Deus, quer ser eterno, quer ser unico e nao vale o ar que respira. Pra que preservá-lo por tanto tempo e em detrimento de tantas vidas???

    PRA QUE VOCE QUER VIVER ETERNAMENTE, JA PENSOU NISSO?????

    Texto de Jane Bassul Campos



    o USO do que ja existe, é o mesmo que vc manter lugares e coisas feitas com a escravidao do homem. É como fazer jus ao um sofrimento ja imposto. Mas ISSO TEM QUE PARAR!!! Nao precisamos de tantas vacinas, de tantos remedios se para isso temos que sacrificar os filhos de animais, sim eles tem filhos, eles sofrem, eles sentem dor, medo, fome, imagina!!! digo eu a pessoa egoista que escreveu esse texto e a quem defende o sofrimento dos animais a custa de qualquer idiotice humana??? O homem nao tem freio, o ser humano nao sabe parar ele é ambicioso, vaidoso, mediocre e os animais servem a todas essas personalidades egocentricas. Superior? O homem??? Porque???? Quem disse isso se nao o proprio homem.??????
    Alem disso muita coisa é feita sem que saibamos, nao tem como nao fazer uso do que ja foi feito. Nao conseguimos nem saber o que temos hoje se usaram animais ou como ou qdo porque sao informações distorcidas, escondidas, tudo pelo dinheiro. So dinheiro. É PROIBIR E PRONTO, O QUE PUDER SER FEITO SERA FEITO O QUE NAO PUDER NAO SERA FEITO - SIMPLES ASSIM E DEIXEM OS ANIMAIS VIVEREM O TEMPO DELES, COISA QUE VCS NAO CONSEGUEM PORQUE?????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running