"Na Moral": Pedro Bial recebe diretora do Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes.

Momento Verdadeiro - Nesta quinta-feira, 12, o programa "Na Moral", da "Globo", abordou a questão do uso de câmeras no ambiente escolar, e para falar sobre o tema o apresentador Pedro Bial recebeu duas diretoras -- Celina Barbosa e Verinha Afonseca.
Pedro Bial apresentador do programa "Na Moral" ( Foto reprodução/TV Globo)
Após questionar se não podemos mais viver sem câmeras, o apresentador Pedro Bial perguntou a diretora se ela tem câmeras no banheiro da escola. "Celina você tem câmeras no banheiro da escola que você dirige (Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes)? - "Eu tinha. E não tem mais, por quê?"( perguntou Bial) "Não tenho mais porque a Secretaria de Educação pediu para tirar". Respondeu Celina.

Segundo a diretora as câmeras foram instaladas para proteger as crianças. Então Bial perguntou: De que? Celina respondeu: "De bullying, de bombas, de incêndios até e de drogas também." 
Celina Barbosa, diretora do Liceu de Humanidades de Campos no programa "Na Moral" ( Foto:TV Globo)
"E você precisa de câmeras nos banheiros?" Celina disse: "Nas áreas comuns, onde você tem a pia e os espelhos, os boxes não são violados." 

Bial ainda questionou: "mas como é que você protege o coletivo, sem deixar de respeitar o individuo?"  Nesse momento a diretora Verinha Afonso foi indagada: "E na sua escola Verinha você tem câmeras? Eu tenho câmera na porta para segurança de quem entra na escola e sai, no banheiro não, não sou dessa ideia (...) "Para Verinha as crianças entram no banheiro muito desligadas. As meninas se arrumam as vezes fora desses boxes, e fica muito em evidência. A diretora optou por ter uma pessoa no banheiro. Verinha disse ainda que se essa pessoa que está no banheiro vê algum problema ela não está autorizada interferir, mas tem que chamar uma coordenadora ou um inspetor. 
Verinha Afonso, diretora de escola, "Na Moral" ( Foto:TV Globo)
Então Celina Barbosa argumentou que tem mais de três mil alunos no colégio e não dispõe de funcionários suficientes para fazer o serviço de monitorar os banheiros. 

Em julho do ano passado, o Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes ganhou destaque na mídia nacional, depois que uma aluna descobriu uma câmera instalada no banheiro feminino. A câmera estava escondida dentro de uma caixa, e uma adolescente retirou a tampa e filmou o equipamento. A filmagem foi entregue a Ministério Público Estadual. Na ocasião os pais das alunas foram orientados a mover uma ação coletiva contra a escola, que de acordo com advogados especialistas, ultrapassou os limites ao desrespeitar o direito de privacidade. 

Por: Washington Luiz.

Leia também:
Manifestações no Brasil ganham apoio de celebridades.

Comentários

  1. A Globo é foda mesmo, deu um tempão para a particular falar a vontade e nem 3 minutos para Celina. Rapazzzzzzzz... podia esperar coisa diferente da Globo. Queria ver o Bial sentar na privada do banheiro masculino para cagar e explodir uma bomba na privada dele. Put... que pariu! A escola da outra lá é de criancinha e particular, o nosso amado Liceu é público e cheio de marmanjos, vindos de todos os lugares e como é assim há muita, mas muita gente decente, mas sempre aparece um "espírito de porco" que estraga tudo. O Globo de merdddd... Vamos abrir empregos? Contratar alguém para vigiar os banheiros? Tá de sacanagem, hein Bial?!?! Ainda bem que tenho TV a cabo e quase não perco mais meu tempo com a Globo. Pena que a população brasileira em geral não possui variadas opções de TV para quebrar essa Globo. Porrr... esse programa não dá tempo de nada, as matérias e entrevistas são rapidíssimas, que só dão margem para a opinião e não ao conhecimento, mas a Globo é craque para fazer isso... o programa, é lógico, quer passar a ideia que ela tem do assunto e mais uma vez manipular a plebe rude. Tenho dito.
    "Na Moral": Por que o Bial não coloca a mãe dele para tomar conta dos banheiros do Liceu? Globo FDP!
    "Na Moral": é a escola pública que ficou, mais uma vez, desvalorizada... Pode se esperar algo diferente da Globo, nem fala da greve das instituições de educação federal!
    "Na Moral": Mexeu com o Liceu, ou qualquer aluna ou aluno meu (de qualquer escola)... Mexeu comigo! Agora aguenta! Globo FDP!
    "Na Moral": esse programa é uma merda... "Na Moral" está sem moral para falar nada... Globo FDP! Que bosta!

    ResponderExcluir
  2. "o nosso amado Liceu é público e cheio de marmanjos, vindos de todos os lugares e como é assim há muita, mas muita gente decente, mas sempre aparece um "espírito de porco" que estraga tudo." ? o nosso liceu realmente é publico e tem PESSOAS de todos os lugares , assim como também tem professores de todos os lugares , de todos os tipos . os alunos estão ali para aprender , ser educados por alguns educadores capacitados e que tem moral pra criticar algumas coisas , educadores com personalidades próprias que nao vivem babando o ovo dos seus superiores , que tem o conhecimento do que realmente está certo ou errado , que possam ter moral para chegar na sua sala de aula e questionar que seu aluno está com notas vermelhas , ter moral para chegar e chamar atenção PORQUE O SEU ALUNO ESTÁ CHINGANDO . mas como também tem educadores que nao sabem nem um terço do que isso significa , pois então , cada um tem a sua opnião , a sua forma de pensar .. ninguém tem direito de questionar ninguém . Mas se ta errado , se todo mundo está vendo que está errado , todos nós iremos apontar o erro sim . todos somos iguais , e nao temos que ter tratamentos diferentes ao de ninguém , pretos , brancos , ''marmanjos'' ou nao , todos somos GENTE que devemos ser respeitados , e nao é por ela ou voce ter autoridade sobre nós dentro da escola que voces devem fazer o que derem na telha . Respeito existe , privacidade também , e todos nós gostamos . se for pra ser assim então que coloque câmeras no banheiro dos professores também , direitos são iguais , e de preferência que coloque virada para o vaso pra ver a cara de cada um quando tiver fazendo suas necessidades , pois vai que passem mal enquanto isso né .
    " é a escola pública que ficou, mais uma vez, desvalorizada.." ? se o Liceu está sendo desvalorizado nao coloque o nome das outras escolas no meio , pois as escolas publicas nao estão sendo desvalorizadas . o Liceu sim , está sendo desvalorizado . com atitudes ridículas como essas é meio dificil ela ser valorizada . primeiro procure ter atitudes de senso e que realmente possa ajudar na educação de cada aluno , para depois vir reclamar de valores ! procurem ter MORAL para poderem questionar alguma coisa , enquanto isso fica menos feio guardar as suas opniões para si próprio .
    e a Globo , está de parabéeens , Principalmente ao Bial .!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, não sei ao certo se você é liceísta ou não estudou lá, digo é, porque uma vez liceísta, sempre liceísta.
      Bem, eu SOU liceísta, já me formei, hoje sou universitária, e te asseguro de uma coisa: NÃO TENHO MOTIVOS PARA "PUXAR SACO" DE NINGUÉM LÁ, e sim, eu fiquei e ainda estou de acordo com as câmeras no banheiro. Não sei se você teve a oportunidade de entrar lá para ver com os SEUS olhos e não com a BOCA dos outros, mas enfim, o que eu notei, e lhe garanto, que todos que entraram lá viram o mesmo que eu, é que o local que estava a câmera, gravava no máximo as pessoas lavando as mãos, escovando os dentes e quem entrava na parte onde se encontravam os vasos sanitários... Não sejamos HIPÓCRITAS em afirmar que não há diferença entre escolas, principalmente se tratando de escola pública e de uma privada, e a culpa não é nossa, alunos que frequentamos, ou dos professores, te explico o porquê: primeiro, não é dos alunos, é em si de todo o povo brasileiro, desde hipócritas que acreditam que as crianças se AUTO EDUCAM, à hipócritas que governam esse país; segundo, não é dos professores... Imagine você sendo professora, tendo emprego de segunda à sexta de 7h às 22h para conseguir pagar as contas, acho que se o professor fosse bem remunerado, seria bem mais produtivo para ambas as partes: eles e sociedade, mas ao contrário, trabalham trabalham e acho que pode-se perceber o quão exausto eles devem ficar, não?!
      O Liceu está sendo desvalorizado, assim como as outras escolas estaduais, caso não saiba, o governo estadual dá uma grade que DEVE SER OBEDECIDA, para alguns, GRADE LIXO, e está sendo desvalorizado como TODA a educação do país, como toda a saúde do país, como todo o transporte do país, no âmbito público.
      Aí o que acontece? Vem esse povo alienado, que não sabe de porcaria nenhuma, achando que tudo tá lindo,que a culpa é do pobre, que educação é privilégio de rico, que a mídia é linda, só diz a verdade, enfim, só fala MERDA.

      Excluir
    2. Marcella, na boa mesmo, se toca. Tu chega comentando uma parada nada a ver, sem nem ao menos saber da história toda. Está certo mesmo essa história de câmeras na parte "pública" do banheiro, uma vez que muitos alunos idiotas gostam de sacanear. Aliás, porque você não procura ficar responsável pela vigilância do banheiro, visto que está cheia de história? Quero ver você dar conta de gente fumando e fazendo um monte de merda por lá.

      Excluir
  3. É muito fácil criticar as atitudes dos outros que estão tentando fazer alguma coisa para melhorar a educação de merda que recebemos nas escolas públicas, difícil é sentir na pele a violência em seu ambiente escolar.
    Se nem professores temos direito porque o Estado não tem a decência de destinar verba a educação a saúde, setores prioritários!
    A direção das escolas publicas precisam ter muitíssimo jogo de cintura para manter as escolas funcionando sem verbas sequer para contratar professores, de onde vão tirar verba para "guardas de banheiro"!
    Na moral, num pais como o Brasil como pode-se comparar a escola publica com a privada, querendo que ambas tenhas os mesmos métodos e rendimentos com tamanha diferença de verbas recebidas, nos vivemos na era do capitalismo, e infelizmente os governantes parecem não esta nem se importando com o futuro do país!
    Essa é a triste realidade do nosso país, poucas pessoas perceberam que a abertura maior foi para a escola particular!

    ResponderExcluir
  4. Prezada Marcela Ribeiro,
    Primeiro gostaria de agradecer as gentis palavras de consideração pelas maravilhosas escolas públicas que temos em nosso país, só queria que você me mostrasse uma (desculpe-me o sarcasmo). Acredito que fui mal interpretado, mas não foi culpa sua, mas minha. Só faço um convite: "Venha trabalhar conosco". Depois conversamos. E claro, devemos questionar sempre e não aceitar a "religião Globo" que, desculpe-me mais uma vez, que você cultua cegamente. "Marmanjos" sim, pois não são crianças mais, e não os menosprezei... Venha conhecer o meu trabalho, peça depoimentos de meus amados "marmanjos", pois diferente do que a sua Globo quer eu luto todos os dias para colaborar na vitória de meus alunos e alunas, ajudá-los a dar um rumo diferente na vida através da educação, pois eu vim da escola pública com muito orgulho, mas no meu tempo ainda era mais respeitada do que hoje.
    Parabéns Bial, seus fãs de fato acreditam e dizem amém para Globo!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma coisa, cara Marcella Ribeiro, acesse o seguinte site e tenha um pouco mais de informação de nosso trabalho no Liceu, para criticar com mais propriedade: http://www.odiariodecampos.com.br/estacio-no-liceu-para-orientar-os-alunos-1394.html
    Aliás, não sou puxa-saco de ninguém... Defendi a verdade e a verdade é que a escola pública foi humilhada no Bial é só rever o vídeo no YouTube com atenção e perceberá que a madame da escolinha particular de crianças teve mais espaço para se posicionar e a escola pública, que defendo de unhas e dentes, só foi criticada e sem espaço de qualidade para se posicionar.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. Marcela, não sei ao certo se você é liceísta ou não estudou lá, digo é, porque uma vez liceísta, sempre liceísta.
    Bem, eu SOU liceísta, já me formei, hoje sou universitária, e te asseguro de uma coisa: NÃO TENHO MOTIVOS PARA "PUXAR SACO" DE NINGUÉM LÁ, e sim, eu fiquei e ainda estou de acordo com as câmeras no banheiro. Não sei se você teve a oportunidade de entrar lá para ver com os SEUS olhos e não com a BOCA dos outros, mas enfim, o que eu notei, e lhe garanto, que todos que entraram lá viram o mesmo que eu, é que o local que estava a câmera, gravava no máximo as pessoas lavando as mãos, escovando os dentes e quem entrava na parte onde se encontravam os vasos sanitários... Não sejamos HIPÓCRITAS em afirmar que não há diferença entre escolas, principalmente se tratando de escola pública e de uma privada, e a culpa não é nossa, alunos que frequentamos, ou dos professores, te explico o porquê: primeiro, não é dos alunos, é em si de todo o povo brasileiro, desde hipócritas que acreditam que as crianças se AUTO EDUCAM, à hipócritas que governam esse país; segundo, não é dos professores... Imagine você sendo professora, tendo emprego de segunda à sexta de 7h às 22h para conseguir pagar as contas, acho que se o professor fosse bem remunerado, seria bem mais produtivo para ambas as partes: eles e sociedade, mas ao contrário, trabalham trabalham e acho que pode-se perceber o quão exausto eles devem ficar, não?!
    O Liceu está sendo desvalorizado, assim como as outras escolas estaduais, caso não saiba, o governo estadual dá uma grade que DEVE SER OBEDECIDA, para alguns, GRADE LIXO, e está sendo desvalorizado como TODA a educação do país, como toda a saúde do país, como todo o transporte do país, no âmbito público.
    Aí o que acontece? Vem esse povo alienado, que não sabe de porcaria nenhuma, achando que tudo tá lindo,que a culpa é do pobre, que educação é privilégio de rico, que a mídia é linda, só diz a verdade, enfim, só fala MERDA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Corrida de Rua: Meu Treino de 7,64 km e Dicas para Melhorar o Pace

10 Dicas Essenciais para Iniciar na Corrida de Rua

Corrida de Rua: Desafios e Conquistas dos 5K à Maratona