Tartarugas reabilitadas no Superporto do Açu são devolvidas ao mar.
(Tartarugas reabilitadas no Superporto do Açu são devolvidas ao mar) |
Cerca de 30 alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa participaram das oficinas ministradas pela LLX e OSX na última quarta-feira, 06, durante o encerramento da VIII Semana do Meio Ambiente de São João da Barra, realizada pela Prefeitura, no Espaço da Ciência, em Atafona. As oficinas sobre preservação das tartarugas e confecção de papel reciclado foram ministradas por integrantes do Programa Ligado no Ambiente, desenvolvido ao longo do ano pelas empresas do Grupo EBX nas escolas do município. O que mais chamou a atenção das crianças e adolescentes foi a soltura de duas tartarugas no mar de Atafona, que passaram por reabilitação no Centro de Tratamento e Recuperação Quelônios Marinhos instalado no Superporto do Açu.
Os animais da espécie Chelonia mydas, de aproximadamente 3 anos de idade, ficaram presos em redes de pesca e foram encaminhados ao Centro de Tratamento por pescadores que participam do programa de monitoramento das tartarugas marinhas da LLX e da OSX, realizado de acordo com as diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar. Ao todo são 11 monitores, que percorrem diariamente 62 km de praia no litoral dos municípios de campos dos Goytacazes e São João da Barra. As tartarugas foram tratadas, catalogadas e anilhadas pela equipe multidisciplinar que atua no Superporto 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados.
A professora Mariângela Zacarias dos Santos, da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, acompanhou o grupo e ressaltou a importância da educação ambiental nas escolas. “Programas como o Ligado no Ambiente são fundamentais para a conscientização dos jovens. Eles devem ser preparados desde cedo para cuidar melhor do planeta. Nossa esperança está nesta geração”, afirmou.
O Programa Ligado no Ambiente tem como objetivos diagnosticar e melhorar a realidade socioambiental dos alunos de São João da Barra e mostrar como os jovens do município podem se beneficiar com a chegada dos novos empreendimentos no município. O programa é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico-Social e Defesa Ambiental (Andesa). Este ano, o programa foi ampliado para abranger todo o ensino fundamental e conta com a participação de 150 educadores e 2.500 alunos de 15 escolas do ensino fundamental. A primeira fase do programa, em 2011, reuniu 50 profissionais de educação e 1.200 alunos de nove escolas do segundo segmento (6º ao 9º ano).
*Com informações da LLX.
*Com informações da LLX.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.