Polícia do Rio de Janeiro encontra carro roubado com material radioativo.

(divulgação: Crédito da foto: CARLOS IVAN / O GLOBO)
As buscas pelo carro da empresa Arcteste Serviços de Inspeção e Manutenção Industrial, roubado no Rio com uma carga de selênio 75, chegou ao fim na madrugada desta terça-feira (1º). O carro foi encontrado abandonado em um dos acessos à Cidade Alta, em Cordovil, na Zona Norte da cidade, com a carga intacta.
A Polícia Militar chegou ao veículo graças a uma denúncia anônima recebida por volta das 0h30m pelo telefone ao 16º BPM – do subúrbio de Olaria, também na Zona Norte da cidade. Policiais militares convocaram os bombeiros da região, que por sua vez solicitaram a presença do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), que verificaram que a carga estava no veículo e que não tinha sido mexida.
O veículo transportava uma cápsula de Selênio 75, elemento radioativo, usado para raio X de soldas industriais, e tinha sido no roubado no último sábado (28), na Rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Segundo o secretário estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, o roubo do veículo foi aleatório.
“É um carro que estava adesivado, estava identificado. A gente pedestava pedindo para a população estabelecer uma rede de cooperação para quem visse esse carro, de imediato avisasse”, disse, acrescentando que todo o sistema de segurança pública do estado estava mobilizado para o episódio.
De acordo com o diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), físico Ivan Salati, apesar dea fonte estar dentro de uma caixa lacrada com um cadeado e presa no porta-malas do veículo, a violação da cápsula poderia prejudicar a saúde de quem manusesser a substância, causando queimaduras e agravamento do quadro clínico que poderia levar à morte. A informação foi divulgada pela Agência Rio de Notícias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50