Petrobras é a primeira empresa a empregar uma plataforma do tipo FPSO para desenvolver um campo de petróleo no México.


Petrobras - A produção média de petróleo e gás natural da Estatal, em março, no Brasil e no exterior, foi de 2.599.969 barris de óleo equivalente por dia (boed), informou nesta sexta-feira (4) a estatal. Os campos localizados no Brasil produziram, em média, 2.346.477 de boed, enquanto no exterior, a produção foi de 253.492 boed.
Do total produzido no Brasil, 1.993.222 barris/dia foram exclusivamente de petróleo. A produção de gás natural alcançou 56 milhões 163 mil metros cúbicos/dia. No exterior, a produção média de petróleo chegou a 151.077 barris por dia. E a de gás natural a 17 milhões e 400 mil metros cúbicos/dia.
Paradas para manutenção das plataformas P-51, no campo de Marlim Sul, P-57, no campo de Jubarte, e FPSO Brasil, no campo de Roncador, assim como a interrupção da produção do campo de Frade, operado pela Chevron, todos na Bacia de Campos, ocasionaram redução de 105 mil barris por dia (5%) na produção nacional, em relação ao mês anterior, quando foram produzidos 2.455.636 boed.
Destaques de março
Um dos destaques nas atividades de produção no Brasil, em março, foi o início de operação do teste de longa duração (TLD) na área informalmente conhecida como Oliva, no pós-sal da Bacia de Campos, entre os campos de Pampo e Espadarte. Essa área, descoberta após a perfuração do poço 3-RJS-670 em maio de 2010, aponta para volumes recuperáveis estimados em 246 milhões de barris.
O principal destaque nas atividades no exterior foi o início da produção no campo de Cascade, com o FPSO BW Pioneer. Ele está localizado a aproximadamente 250 km da costa do Estado da Louisiana, no Golfo do México americano, em profundidade de água de 2500 metros (recorde mundial). A Petrobras é a primeira empresa a empregar uma plataforma do tipo FPSO para desenvolver um campo de petróleo no Golfo do México.
Do Setorial News – Energia/AR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50