Detran-RJ: Câmeras vão monitorar exame prático e reprovado poderá pedir reavaliação do teste.

(Agência O Dia /Foto: Divulgação)
Fiquei por dentro - Segundo informações do jornal "O Dia", os candidatos a motorista e examinadores passarão a ser monitorados por câmeras de áudio e vídeo durante os exames práticos de direção do Detran. A medida é uma tentativa de evitar abusos, como propostas de suborno para obter aprovação no exame ou má conduta dos avaliadores. 

Com a novidade, reprovados na prova poderão solicitar reavaliação com base nas imagens gravadas pelo Detran. As regras para entrar com recursos ainda serão definidas pelo órgão. “Vamos usar a tecnologia para melhorar a qualidade dos candidatos, observar a atitude de examinadores e examinandos e impedir irregularidades, quando necessário”, afirmou o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino. Segundo o órgão, de cada 10 pessoas que tentam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), só cinco são aprovadas. “Nosso objetivo é elevar esse índice”, diz. 

 As 551 autoescolas do estado do Rio devem providenciar a instalação dos equipamentos em até 75 dias. Quem não se adequar às mudanças não poderá fazer matrícula de novos alunos. O objetivo, segundo o Detran, é oferecer segurança ao exame. 

 As imagens captadas no interior do veículo serão enviadas, em tempo real, para uma central de recepção situada na Diretoria de Habilitação do órgão. Em seguida, os dados serão arquivados na Corregedoria do Departamento de Trânsito para serem utilizados em casos de reavaliação. O manual para a instalação das câmeras está no site (www.detran.rj.gov.br).

As informações são do jornal O Dia.

Comentários

  1. É justo.Quando fui fazer prova fui humilhada,fiquei de manhã até muito tarde,debaixo de temporal com gente passando na frente...Fui humilhada por causa do meu sobrenome francês.Vi mulheres sendo humilhadas por funcionários debochados e homens que diziam abertamente ter cometido graves erros mas passaram.Assim q entrei no carro dei boa tarde,não fui respondida.Como pareço ser bem mais nova do que sou,o cara ficou dizendo coisas do tipo:A princesinha é muito novinha pra tirar carta,vai tirar carteira pra dirigir velocípede.Pra não me alterar,não tolero machismo,desci do carro,gabaritei a prova teórica mas não fiz a prática.Gastei dinheiro à toa.Não tenho carteira,e não irei tentar mais.Tomei trauma do DETRAN,parece que fazem tudo pra te desestabilizar emocionalmente e fazer com que vc ofereça uma "grana".Sei que não devemos generalizar,mas os funcionários parecem todos marginais,machistas,preconceituosos,debochados,que querem tirar vantagem $$$$
    AS COISAS Q VI FORAM TORTURANTES.Demonstram o nível de desespero por um trocado,o nível de desrespeito que o Brasil chegou é lastimável.E nem adianta ligar pro Detran e reclamar,eles debocham mais ainda.
    Felizmente,eu acredito que aqui se faz e aqui se paga,um dia esta corja perde a "mamata".
    Ficavam,funcionários,em grupinhos,escarnecendo as mulheres perto dos banheiros químicos na ilha do fundão(Rio de Janeiro).É horrível vc ter de entrar no carro com desconhecidos,ainda mais homens,e mais ainda,com homens de má índole.

    ResponderExcluir
  2. Li o comentário da Marie e isso me entristece ainda mais. Tb senti essa atmosfera qdo fui fazer a prova e fui reprovada pq cedi a pressão, não teve como...mas essa semana farei a 2a prova, não sei se vou passar, mas estou muito aflita de ter que ir lá, passar por isso de novo. Quero dirigir e infelizmente sou obrigada (e a palavra é essa mesmo) a passar por esse constrangimento. Não acredito que isso vai mudar, é uma máfia, só sendo muito inicente para não perceber isso.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza não vai mudar, há outras formas de burlar a camera. Na verdade ela não mostra nada como por exemplo o q ocorreu comigo, faltando menos de 20 metros para o final da prova me descontrolei em uma curva, mas não queimei facha nem nada, simplesmente o avaliador pisou no freio e na embreagem o carro deslizou sobre pedras e areia de uma obra que estavam na rua e ele disse q eu tinha perdido o controle do carro, até td bem, perderia 3 pontos, isso se o belezinha não tivesse marcado que eu tinha perdido o controle duas vezes, isso mesmo 2 vezes. Agora me digam o que eu posso provar com a camera? só a burocracia dos serviços públicos para se ter acesso a essas imagens já é motivo suficiente para invalidar essa novidade do detran. Resumo: perdi o processo, afinal trabalho, não tenho tanta disponibilidade para as exigências do processo para CNH, e terei q fazer td de novo e encher os cofres alheios...

    ResponderExcluir
  4. um dia essa corja vai queimar no inferno...

    ResponderExcluir
  5. Funcionarios do detran mudem de atitude voces devem servir ao publico com eficiencia e honestidade , não despertem a ira do POVO, dificultando nossas vidas nun ciculo vicioso de burocracias.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria realmente de saber como obter essas imagens pois fui prejudicado pela falta de atenção de uma mulher examinadora e agora vou ter q pagar 500,00 para refazer a prova. Se alguém souber e poder me responder eu agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running