Rio não oferece atendimento satisfatório no SUS - mostra Idsus.

O Índice de Desenvolvimento Único de Saúde (Idsus) foi criado pelo governo federal para medir o acesso do usuário e a qualidade dos serviços da rede pública.
Para calcular o desempenho do SUS em cada cidade do país, os técnicos dividiram os municípios em seis grupos, dependendo da condição econômica e da estrutura de saúde disponível (hospital, posto de saúde, laboratório).
O grupo 1 reúne os 29 municípios com melhor renda e infraestrutura de atendimento, com população total de 46 milhões de pessoas. No topo da lista, aparece Vitória, com nota 7,08. O grande número de exames para detecção de aids (84% em 2010), alto percentual de cura de pacientes com tuberculose (80% em 2010) e atendimento de excelência a crianças com câncer são alguns dos indicadores que elevaram o resultado da cidade, segundo análise de técnicos do Ministério da Saúde.
Em último lugar desse grupo está o Rio de Janeiro, com 4,33. Mesmo com a expressiva condição econômica e com a existência de hospitais e atendimento de referência, a baixa cobertura de assistência básica, como equipes do Programa Saúde da Família, afetou o desempenho da capital, conforme o diretor de Monitoramento e Avaliação do SUS do ministério, Paulo de Tarso.Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50