A greve da PM na Bahia e suas consequências irreparáveis para sociedade.

Uma causa cercada de várias consequências. A greve da Policia Militar do Estado Bahia é um movimento que tem o objetivo de mostrar o clamor de uma classe em busca de justiça.

Se a greve tem embasamento legal ou não - no momento isso não importa, pois a maior preocupação para milhares de baianos é a restauração da paz que lhe foi tirada.

Com exceção dos policiais que trabalham e colocam suas vidas em risco diariamente para tentar garantir a ordem e segurança ao cidadão do bem, nenhum especialista ainda teve como mensurar as consequências que estão aí estampadas. Pois há perdas irreparáveis e danos que não serão recuperados.

Os julgamentos com sentença de morte são proferidos num tribunal informal. A Bahia hoje escreve em sua história uma guerrilha urbana provocada por um sistema que não acompanhou a necessidade de uma corporação criada justamente com objetivo de servi-lo.
( Divulgação/Foto de Raul Spinasse/AE - Corpos espalhados pelas ruas da Bahia  durante a greve da Polícia)
É fato que a repercussão e o desfecho dessa greve vêm sendo observada com certa ansiedade em outros Estados, que podem ou não resgatar as reminiscências de uma história de confrontos internos que foi controlada pelos próprios militares. Que num passado bem distante tentou sufocar o grito da democracia.


Leiam também: 

Grevistas da PM querem anistia e pagamento de gratificação para voltar ao trabalho na Bahia.


Por: Washington Luiz.

Comentários

  1. SOU DO PARANÁ....E APOIO A GREVE DA PM NA BAHIA...OS ARTISTAS COMO A MAIORIA DA POLITICA BAIANA SÓ PENSA EM O QUANTO VAI DEIXAR DE FATURAR ENQUANTO A GREVE CONTINUAR...POR ISSO MEU APOIO...PM CONTINUE SUA LUTA POR MELHORES GANHOS...ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou da Bahia e tenho consciência de que os policiais tem que lutar por seus direitos, porém a população não tem culpa do salário que eles recebem, quem está sofrendo com tudo isso é a sociedade baiana com algumas vítimas inoscentes, pais de família sem saber se vão chegar bem em casa...Porisso falar de outro estado é muito fácil,quem está passando e vivendo o caos com a violência somos nós os BAIANOS.

      Excluir
    2. Concordo com vc. Está de fora dando razão aos PMS sem viver o que nós baianos estamos sofrendo é muito fácil. Sou a favor da greve, não do terrorismo, vandalismo, isso é o que está ocorrendo e provocado pela própria PM.

      Excluir
    3. Mas se a PM fizer greve o terrorismo e o caos de qualquer forma se estabelece...
      PM = Segurança pública

      Mas concordo com a greve também, não com os atos de vandalismos que alguns grevistas estão cometendo ( se é que são eles...)

      Excluir
    4. con certeza eu tambem apoio,mas como vc estar loge e so ve pela tv fala e apoia como quiser,entao aproveita essa greve e venha passar esse periodo aqui,pois eu te apoio,eu apoio a greve não a violencia.

      Excluir
    5. eu apoio a greve da PM da bahia pois só dessa forma é que o governo se movera para dar uma remuneração justa a esses heróis que dão suas vidas todos os dias em defesa de nossas famílias, parabéns PM de Bahia.

      Excluir
    6. rio de quem pede anarquismo depois desses fatos, e me admira o governo federal que, com tamanha frequência crítica a violência e busca resoluções diplomáticas ter a audácia de, numa crise como a que ocorreu, uma das suas primeiras decisões mandar o exercito ao "fogo cruzado". Os culpados de tudo isso não sãos os grevistas, não é a população, é o Estado, que, com irresponsabilidade, governa uma nação tao soberana.

      Excluir
    7. não apoio, e sou da Bahia, por quê acho uma palhaçada, eles entrarem em greve de novo, sabendo que é ilegal, pra ter aumento de salário, reivindicar seus direitos e história para boi dormir, aqui na Bahia, que tem essa palhaçada toda, e foi certo ter chamado o exército, pra aquetar o facho

      Excluir
    8. em um país como a copa e o futebol é mais importante, e a corrupção corre alheia é esse o resultado
      .

      Excluir
    9. apoio, a greve, por quê, oque o governo quer é molhar as mãos...

      Excluir
  2. Verdade seja dita, com as leis que nosso país possui, só pode o número de homicidio almentar, já que sentimos uma total impunidade para os que andam causando prejuizo para o estado e nada é feito em relação a isso, como exemplo posso citar: bandidos são presos pela manhã e soltos à tarde, politicos que robão e não são presos e nem devolvem o que roubara, mulheres que denuciam seus agressores e depois são mortas pelos mesmos jáque os mesmos não ficam preses. Com tudo isso ao decorrer do tempo, vai se criando um estado descrente, resultando no que estamos vendo e vivendo nos dias atuais, como é o caso dessa greve da PM, que é fruto da idignação dos nossos dirigentes.

    ResponderExcluir
  3. é certo a corporação da bahia fazer suas reividicaçoes, tão nos seus direitos , porem a sociedade não deve pagar por isso , pois é a unica prejudicada com isso tudo , a maioria de nós não temos armas para nos defender com essa burocracia das leis brasileiras , vamo liberar o porte de arma e nada de 380, ou 38. do 22 ao 45 , assim teremos um pouco mais de segurança , porque mesmo a policia nas ruas , a sensação de impunidade é grande, e policiais lembrem-se tbm que nehum de vcs foram obrigado a entrar na policia estão ai pq quiseram, fizeram concurso ... resumindo vcs ja sabiam o que iam enfrentar.

    ResponderExcluir
  4. Educaçao, saude e segurança sao os pilares da sociedade e devem ser feitos investimentos necessarios tanto em salarios como em equipamentos para que a populaçao veja os frutos dos impostos que pagam ao governo!pagar bem ao medicos e nao pagar bem os servidores que trabalham no apoio enfemagem e asministrativos ao serviço de saude. Pagar bem os oficiais PMs e nao pagar bem os soldados que estao nas ruas resultara em clima de insatisfaçao geral a medio prazo e em antipatia da populaçao em geral. Acho que a Bahia vai se vingar nas urnas adeus Jaques Wagner vc nao sou construir seu nome na politica baiana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza,mais sao os menos valorizados,esse tres eram para serem os bens mais pagos,com salario maior do que o dos veriadores,espero que wagner reflita,pois o mundo dar voltas.

      Excluir
  5. O governo da Bahia esta preocupado com o carnaval e não com a pupulação as tropas federais patrulham os pontos turisticos, hoje em plena tarde de domingo, proximo ao gueto de Carlinhos Brown, Candeal assistir um homicidio, o segundo em menos de dois dias, em plena luz do dia, cade o exercito? atropa de elite? a força tarefa? o governador? quem estar em greve na Bahia não é somente a Policia Militar é o governo, há muito tempo que ele nos abandonou nos entregou a policias miltar, os coroneis militares são nossos gestores, a educação na Bahia foi entregue a policia militar pois os unicos colegios publicos que funcionam com dignidade são os colegios administrato pela PM, os postos de saude tem que ter um Pm dentro 24 horas para funcionarem, a presença da PM na Bahia é muito forte nos setores publicos e privados , os bancos particulares trabalham com policiamento PM nas portas, festas particulares são feitas com PM dentro do estabelecimento ou seja nenhum empressario na Bahia precisa pagar segurança particular, os Coroneis mantem suas empresas de segurança com o efetivo da Pm em horario de serviço. por isso que a greve de um terço de Pm faz tanto estrago.

    ResponderExcluir
  6. lula durante a última greve na Bahia falou".... Áreas essenciais tem direitos a investimentos e salários essenciais...a culpa toda disto que esta acontecendo é pra e simplesmente do governo..

    ResponderExcluir
  7. É a coisa tá feia pro teu lado jaq Vagner, só lamento o teu Governo ser tâo Mediocre!!!

    ResponderExcluir
  8. Sinto-me revivendo a ditadura, onde um Governador sem pulso administrativo busca forças políticas, forças armadas e partidárias para solucionar problemas do Estado da Bahia, o qual se diz governador! è difícil acreditar que alguns anos da vida pregressa de Jaques Wagner onde era sindicalista fazia greves, hoje vivendo este outro lado se posiciona de estremo ditador, sem se quer saber que o regime do Brasil já foi mudando. Será que ele sabe?
    Ora, vivemos uma democracia ( governo para povo) precisamos dialogar para chegarmos a um consenso e não deixar a população baiana acuada, reprimida, amedrontada e outros coisas mais... Será possível Governador que os direitos Constitucional terá que rasgar e jogar fora? Será que a greve é sempre ilegal? Será que Associação dos representantes da Policia Militar deveria ser lacrado? São atitudes ditatoriais ou democráticas? Quais os motivos que gerou o arrastão? Quem iniciou? E por que o Governador não ouviu a categoria antes destes acontecimentos? È justo ter um custo exorbitante para trazer uma tropa de guerra para o Estado da Bahia, desviando as Forças Armadas dos seus objetivos reais em pro da segurança Nacional do País? São perguntas que até o seu pronunciamento não nos esclareceu, quando teremos uma clareza de todos os acontecimentos que envolvem um estado como a Bahia?
    Devo salientar que Antonio Carlos Magalhães o ACM era médico por formação Acadêmica e político administrativo por formação pessoal e profissional teve e teria uma postura totalmente diferenciada da que proporcionou e determinou.
    Fico triste, em ver a Bahia, um campo de guerra e sem nenhuma atitude palpável, inteligente, determinada que solucione a situação do caos que se encontra e que o Governo ex sindicalista, ex grevista só negocia se todos voltarem ao trabalho. Finalmente o que é greve governador? E qual a Lei que nos dar o direito de fazer-la?
    Desejo-lhe uma reflexão, pulso, consciência sobre atos e ações democráticas e sucesso nas suas decisões.

    ResponderExcluir
  9. apoio geral a greve da PM Baiana acho que outros estados deveriam apoiar e paralisar, pense bem se a PM dos estados SUL, SUDESTE E NORTE, pararem quero ver os POLITICOS em panico, as forcas armadas falidas sem pessoal e sem orcamento deslocar logisticamente pessoal e recursos para manter a ordem publica, pergunto sera que os promotores de justica, sairiam as ruas para fazer o policiamento preventivo, eles nao sao os gradioes da lei na falta de POLICIA o MP deveria ir as ruas, para quem sabe sentir na pele o quanto e bom este oficio, mas afinal melhor e pilotar uma caneta ou mandar acessores ou tecnicos redigirem nos seus computadores os textos trocando apenas os nomes e depois assinar do que ir a rua enfrentar brigas, homicidas, ladroes, prostitutas, vitimas de agressao, socorrer vitimas de acidentes diversos, controlar o transito etc. Talves os juizes irao fazer o lugar dos delegados nos plantoes policiais, seria divertido, isso numca acontecera, para isto e simples manda o Exercito a Marinha e a Aeronautica, tomara que fassam bastante cagada, quando GENERAL perde a cadeira para justificar a populacao pelas melancas que estas tropas venham a causar ai eu quero ver bem feito manter a greve forte significa nao nos culpem pelas vossas imcopetencias, politicas ou pensam que a policia de hoje aceita ser o boi de piranha na historia.outra coisa artista sobe num palco e desmoralisa a PM, nao foi a PM que ela afrentou foi o estado, alem de tudo pratica apologia ao crime de trafico e fica na boa, EU MERECO.

    ResponderExcluir
  10. Os nossos governantes estão brincando com a vida dos policias de rua por isso e que criaram uma segunda força publica ,e a realidade se os policiais focem bem pagos não haveria greve e tão pouco corrupção esta que e ensino fundamental de nossos governantes e muito fácil criticar a greve de um policial que recebe 700,00 reais por mês enquanto fica sentado em uma cadeira fingindo trabalhar para o povo recebendo seus 30.000,00 reais

    ResponderExcluir
  11. o governo só está inchando porque a adesão a grevve não foi 100 por cento,quero ver se o restante não vai aderir,vão ser covardes com seus companheiros,voces vaão,ser conhecidos em todo brasil,como terem abandonados seus colegas no meio da batalha,horrem as calças pms da bahia!!!!a união faz a força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com a sua opinião, estes serão os primeiros a usufruirem as mudanças.

      Excluir
  12. Ariston DF sou solidário a PM da Bahia todo o caos que estar acontecendo tem como culpado o governo que vem pondo em prova a vida destes servidores que já ariscam a vida para defender a sociedade agora arisca à vida correndo atrás de uma melhoria salarial, PMS do Brasil nunca foram valorizadas, os poderes constituídos pensam que somos escravos do sistema.
    Governo do estado nega direito da PM e pede apoio a presidenta que já criou força tarefa para não dar os direitos destes servidores. Para excelentíssima presidenta Dilma quem coordenou a ditadura no Brasil da qual possa ter sido vitima foi o exercito, este que agora senhora usa para massacrar esta classe trabalhadora.
    Desmilitarizações: queremos ser vistos como um seguimento criado para proteger os cidadãos e não como resquício do exército.
    Nobres autoridades sei que trabalham demais para a sociedade (seus familiares) mais percam um tempo para avaliar as condições destes servidores que também são chefes de família e que merecem ter um pouquinho de dignidade, estes não estão querendo ficar ricos não só querem trabalhar sabendo que suas famílias estão bem, e que isto e fruto do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Sou da Bahia, tenho amigos e familiares policiais, assim como, no mínimo, metade dos baianos. O motivo da greve foi MUITO justo, mas os PMs perderam a razão e o apoio da grande massa quando começou (e permanece) a greve com atos de vandalismos que agridem diretamente a população e colocam em risco, inclusive, a vida de familiares de seus próprios colegas. Estamos às vésperas de eleição e nenhum governo iria contra a população, se esta população estivesse a favor da greve. Mas o PMs não se preocuparam no quanto é importante o apoio desta mesma população que está em todos os sites como o objetivo de defesa da PM. Agora, ironicamente, usada apenas como uma "arma" manipulável, sem considerar o risco a VIDA, desta guerra=greve.

    ResponderExcluir
  14. Acima de tudo, os Policiais Militares são trabalhadores; eles tem direito a reenvidicar melhores condições de trabalho e de salário e não existe vedação constitucional para isso.
    Agora, o governador do Estado, o ministro da justiça e até um general ressuscitado do baú da ditadura, se valem de um discurso terrorrista, afim de intimidar esses trabalhadores que expõem suas vidas à morte todos os dias. somado a isto ainda existe essa síndrome do preso político que vê qualquer manifestação desta categoria como uma ameaça à lei e à ordem; A conta deste prejuízo social não é dos policiais militares mas da classe política que não tem credibilidade da sociedade.

    ResponderExcluir
  15. Sou baiana e concordo com as reivindicações dos policiais militares pois eles que estão na rua enfrentando bandidos todos os dias. Quem está contra refere-se somente aos prejuízos materiais e que eu não acredito que tais atos criminosos partam deles.
    Sou contra a este governo ditador, miserável, mesquinho, indiferente.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. A poio a grve dos pms a culpa é do govenador ele não ama a bahia

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde,nao sou contra nem a favor dessa greve,pois policia é uma profisao que deveria ganhar mais,porque é um trabalho ariscado que coloca tanto sua vida,quanto da familia em risco,pois policia não pode matar bandido,mas bandido pode matar policia,e isso não é certo,Mas nos baianos não podemos pagar pelos erros dos governadores,eles sim tem que sofrer as consequencias,quanta pessoas inocentes ja foram mortos,se porque veriador,deputado,os diabos ganham mundos e fundos sem fazerem nada?estar na hora da presidente rever estes conceitos.enquanto não ofenderem as familias desses miseraveis,a populacao que sofra.

    ResponderExcluir
  19. O amparo legal para a greve da PM baiana são os artigos 9 e 10 da Constituição Federal, nossa carta magna.

    Só que essa política de intransigência do Governador Wagner dificulta qualquer tipo de diálogo. Como pode um político que se elegeu com a bandeira de defesa dos trabalhadores, mostrando inclusive o contracheque pm e criticando sua remuneração se revelar um ditador...

    A polícia que queremos é bem aparelhada e remunerada.

    ResponderExcluir
  20. Eu apoio as reivindicações dos irmãos de farda da Bahia.Não tem como vc defender a polulação, com um salário ridiculo que esse governozinho, que pagar aos PM´s da Bahia. Esse petista cresceu fazendo greve, se ele é governador hoje foi das oportunidades que os palaques lhe proporcionou, agora aguenta paga um salário descente, para aqueles que de sol a sol se faz presente, mesmo com poucas ferramentas consegue defender ou amenizar o sofrimento de um povo que não tem nada haver com a desordem que os politicos corruptos e incompetens provocam. "nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos! ray Kroc. fundador do Mc Donald´s.

    ResponderExcluir
  21. " Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos!" Ray kroc fundador do Mc donald´s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio o movimento de paralisação dos profissionais militares da PM-BA.,
      pois não ha vitória sem luta., irmão somente unidos seremos forte., em frente PM-BA.

      Excluir
  22. Meu tio é policial e eu sou contra essa greve, pois, se transformou em uma verdadeira insanidade. Os policiais estão loucos. Eles viraram bandidos. Nem meu tio é a favor.

    ResponderExcluir
  23. Essa greve e uma palhaçada comandada novamente por priscó que para min e um marjinal ele não esta nem. ai com a população bahiana varios pais de família se arriscando em sair de casa nessa guerra. que ta a sidade e o pior e que os militares que jurou defender e protejer esta botando terror na sidade quer ganhar bem vai estudar escolheu ser policia por que ja sabia o que iria passar o trabalhador ganha hoje no brasil 724 reais bruto quando drscanta vai para 550i nem. por isso sai pelas ruas fazendo arruacà sou contra essa greve greve não. palhaçada que de greve nao tem nada issp e um monstro usando jente sem imformacao para conseguir se beneficia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running