As perdas irreparáveis e insubstituíveis de tragédias que poderiam ser evitadas.

(Reprodução/FolhaPress- Bombeiros encontram mais uma vítima fatal do desabamentos dos prédios no centro do Rio de Janeiro.)

Será que uma tragédia como está ocorrida na noite desta quarta-feira, 25 de janeiro de 2012, no centro do Rio de Janeiro, poderia ser evitada? Se a resposta é sim, o que falta então para evitar? Essas são questões pertinentes que precisam de mais atenção do conjunto de autoridades responsáveis por essas vidas.
Pelo sangue que foi derramado, pela lágrima dessa mãe inconformada, o desespero dessa esposa que não verá mais seu esposo e o gemido de uma criança que perdeu seu pai. Perdas irreparáveis e insubstituíveis.
O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) fiscaliza? Esses prédios estão localizados no centro da cidade - eles não deveriam ser vistoriados com mais frequência? É bom lembrar que é determinação do próprio órgão que qualquer obra de grande porte deve ter uma anotação de responsabilidade técnica no conselho.
Mas nesse caso não somente o “Crea” tem suas responsabilidades, mas também as autoridades estaduais e municipais respectivamente responsáveis por essa fiscalização. Talvez uma ação conjunta mais eficaz evite situações lamentáveis e tão dolorosas como a presenciada pelos cariocas.
Por fim não poderia deixar de parabenizar as equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários que não estão medindo esforços, mas literalmente estão arregaçando as mangas para salvar vidas.
Por: Washington Luiz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running